Negócios

Com mais voos, Aeroporto de Araxá deve ter recorde no fluxo de passageiros

Com mais voos, Aeroporto de Araxá deve ter recorde no fluxo de passageiros
A Azul Linhas Aéreas é a companhia responsável pelas operações no aeroporto | Foto: Diário do Comércio/Thyago Henrique

Embora o balanço oficial ainda esteja sendo finalizado, o Aeroporto de Araxá, no Alto Paranaíba, deve encerrar o primeiro semestre com recorde no fluxo de passageiros para os últimos dez anos. O volume histórico é fruto da retomada das operações comerciais com origem e destino no terminal, que a partir de julho, vai somar nove voos.

A informação é do administrador do aeroporto, Fabiano Cota, que comemora as novas frequências semanais para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em São Paulo.

Para a Grande BH serão sete voos diretos a partir do Aeroporto Romeu Zema, já para São Paulo estão planejadas duas viagens. Antes, o aeroporto contava com seis voos semanais.

Em abril, o Diário do Comércio falou sobre a expansão de voos operados pela Azul Linhas Aéreas a partir do terminal, bem como sobre as ampliações no ponto aeroportuário de Patos de Minas, também no Alto Paranaíba.

A maior disponibilidade busca melhorar a experiência dos passageiros, com uma diversidade de voos nacionais e internacionais. Entre um dos motivos que contribuíram para a decisão, está o fortalecimento crescente do turismo na cidade, em especial para grandes eventos.

Segundo Cota, a presença de um aeroporto com uma estrutura qualificada, é importante para um município, pois favorece a logística de acesso à cidade. “Um aeroporto com voo comercial eleva a cidade a outro patamar, que passa a ser uma cidade conectada. Isso atrai mais investimentos, eventos, turismo e alavanca o desenvolvimento econômico local”, diz.

Cota também destaca que muitos investidores utilizam aviões como “ferramenta de trabalho”, por isso, cidades que possuem aeroportos conectando-as a grandes centros, como Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo, acabam sendo beneficiadas no que se refere às tomadas de decisões.

aeroporto araxá
Foto: Thyago Henrique / Diário do Comércio

Além disso, a atividade turística em Araxá também acaba sendo beneficiada pelo terminal, uma vez que a cidade tem atraído um volume cada vez maior de eventos e a oferta de voos facilita o acesso de mais pessoas ao município. Inclusive, o administrador do aeroporto ressalta que o perfil dos clientes que passam pelo aeroporto é mais voltado para o lazer e o turismo.

“Hoje temos dois principais perfis de usuários: o turista e o corporativo, já que também temos aqui empresas multinacionais, que dependem também desses voos comerciais”, explica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas