Negócios

Aos 25 anos, Água Mineral Viva já está em 555 cidades mineiras

Sediada em Itaúna, na região Centro-Oeste, e com filial em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), empresa passa por um novo ciclo de expansão
Aos 25 anos, Água Mineral Viva já está em 555 cidades mineiras
Empresa aposta expandir para 20% das cidades do Estado ainda não abastecidas pelos produtos da marca | Crédito: Adobe Stock/Hyrma

A Água Mineral Viva, um dos principais players nacionais de envase e distribuição de água mineral, localizado em Itaúna, no Centro-Oeste do Estado, chega aos 25 anos de operações com a meta de ampliar a frente de atuação para cidades da Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Atualmente, a marca atende 555 cidades mineiras, mas estima ampliar o alcance para, pelo menos, 20% das cidades em que ainda não está presente.

Os planos vão além: a marca calcula crescimento de 44% no volume de vendas até o fim de 2023. Hoje, a empresa se aproxima dos 5 milhões de garrafas e copos, entre descartáveis e retornáveis, o que equivale a aproximadamente 416 mil produtos/mês. E para 2024 os planos são mais estratégicos, incluindo investimentos em maquinários mais modernos para aperfeiçoar as demandas operacionais.

A empresa também está estudando a possibilidade de ingressar no mercado de joint ventures, buscando parcerias promissoras que estejam alinhadas com a sustentabilidade e qualidade de vida das populações.

“A água é um recurso com infinitas possibilidades mercadológicas, já que é essencial para a atividade e existência humana. Partindo desse pressuposto, estaremos abertos, em breve, a parcerias promissoras, desde que elas também tenham foco na sustentabilidade e qualidade de vida das populações, premissas indispensáveis para a nossa atuação”, diz a superintendente administrativo/financeiro, Roberta Simões. Ela comanda o negócio ao lado de Karina Nogueira (superintendente comercial) e Wenderson Fares (superintendente de operações). Juntos, eles lideram 155 funcionários.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Qualidade em primeiro lugar

A tradicionalidade da marca no Estado tem reforçado um dos principais atributos da marca: a qualidade dos produtos. Roberta Simões explica que a empresa tem se empenhado nos últimos anos com o compromisso de atuação focado em ESG (Ambiental, Social e Governança), que gera alto valor competitivo.

“Um dos principais atributos da nossa água é o reconhecimento de qualidade internacional (NSF), que a coloca entre as mais leves do mundo, cuja principal característica se dá pelo baixo resíduo de evaporação”, diz.

Superintendente Administrativo/Financeiro da Água Mineral Viva, Roberta Simões afirma que além da Zona da Mata, empresa quer expandir para o Triângulo Mineiro, onde estão presentes em duas cidades até o momento | Crédito: Victor Schwaner/Divulgação

Ela afirma: “A fonte da qual a água é extraída fica em uma reserva ambiental de mais de 1 milhão de metros quadrados, a poucos metros da fábrica. No local, ela brota cristalina, entre as fraturas de rochas gnaisse, formando uma bacia de contenção protegida por árvores centenárias”, diz.

Sustentabilidade no setor energético

As premissas da Água Mineral Viva também estão alinhadas com o Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global. Liderada pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a iniciativa propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para saber mais sobre o Movimento Minas 2032, confira um conteúdo especial sobre o tema e suas verticais, clicando aqui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas