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Airlocker planeja lançar mais 10 armários inteligentes em Minas; entenda o conceito

O Estado tem chamado a atenção da marca devido às cidades com alto índice de verticalização, algo muito importante para o segmento
Airlocker planeja lançar mais 10 armários inteligentes em Minas; entenda o conceito
Foto: Airlocker / Divulgação

A franqueadora gaúcha de armários inteligentes Airlocker planeja expandir a atuação em Minas Gerais, com mais dez franqueados no Estado até o final do ano. O armário inteligente, ou smart locker, é um sistema automatizado de armazenagem e retirada de encomendas presente em diversos espaços, como os condomínios.

Atualmente, a empresa possui três smart lockers distribuídos por:

  • Belo Horizonte;
  • Nova Lima, na Grande BH,
  • e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Há, ainda, uma operação em fase de implantação em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

As informações são do diretor de Franquias da Airlocker, Fábio Xavier, que também apontou o Estado como um dos alvos do projeto de expansão da rede de franquias no Brasil.

Ele afirma que a empresa vê muito potencial no mercado mineiro, uma vez que Minas é um estado com uma grande população e com algumas cidades com alto índice de verticalização, algo muito importante para o segmento de armários inteligentes.

A empresa realizou um estudo avaliando todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. Com base nesse levantamento, a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e o Triângulo Mineiro, em especial a cidade de Uberlândia, foram definidos como os grandes alvos da franqueadora em Minas.

“Alcançar regiões com grande concentração de verticalização e população concentrada é o nosso objetivo em Minas Gerais”, reforça Xavier.

Outro fator presente no mercado mineiro, além da verticalização, que também tem chamado a atenção da Airlocker, é o comportamento do consumidor local, relacionado ao cuidado com os pertences e a necessidade de sigilo. Segundo o diretor, os smart lockers podem contribuir para a otimização do tempo e a organização das entregas.

“As pessoas querem receber de forma fácil e na hora que querem, e não querem ninguém mexendo no seu pacote, olhando o que está recebendo. Com os armários inteligentes elas podem receber sem que isso aconteça”, diz.

Airlocker no mercado nacional

Segundo Xavier, a Airlocker possui 110 unidades no mercado nacional, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, principalmente no estado de São Paulo, onde está concentrado o maior número de armários inteligentes da empresa.

Ele também destaca que a empresa tem apresentado uma média entre cinco e dez novas operações por mês. Além disso, o diretor de Franquias pontua que o período de final de ano é um momento, historicamente, marcado por aumento na procura por novas franquias.

“Tradicionalmente, há uma procura maior no final do ano. As pessoas compram mais franquias para começar o ano seguinte com uma nova realidade ou uma nova opção”, explica.

Xavier ressalta que, além dos condomínios, os armários inteligentes também têm apresentado um crescimento em outros espaços, como empresas, academias e também em supermercados.

Marketplace e Correios integrados

Segundo ele, o software da marca é o único no Brasil que embarca um módulo de marketplace, possibilitando a integração com uma rede de lavanderia próxima ao condomínio, por exemplo.

Além disso, os smart lockers da rede também estão integrados e homologados pelos Correios, o que permite que os entregadores da instituição possam concluir o envio das encomendas nos armários da marca.

“No momento em que um armário nosso é instalado, um funcionário dos Correios é enviado ao local em até dez dias após a instalação para realizar a certificação de segurança”, relata.

Armário inteligente da Airlocker.
Foto: Divulgação Airlocker

Franquia de armários inteligentes

O investimento inicial necessário para abrir uma operação da marca Airlocker é a partir de R$ 99 mil, incluindo R$ 35 mil de taxa de franquia. O restante é destinado a treinamento, estrutura e software.

“A Airlocker não cobra royalties ou fundo de promoção. Como qualquer empresa de software, nós cobramos uma mensalidade, mas somente depois da instalação e do início das operações dos armários”, pontua Xavier.

Já o faturamento médio dessas unidades, segundo o diretor de Franquias da empresa, é de R$ 20 mil por mês, mas segundo ele, há casos de franqueados faturando mais de R$ 80 mil por mês. O tempo médio de retorno do investimento está entre 18 e 24 meses.

Para Xavier, além da capacidade de investimento, o franqueado da marca também deve apresentar maior constância quanto à atuação no negócio, além de maior resiliência e conhecimento técnico a respeito da área de atuação da empresa.

“Isso porque todo início do processo de empreender necessita de um esforço maior. Já que esse é o ponto em que a pessoa está aprendendo e executando ao mesmo tempo, trata-se de um período de maturação”, explica.

Ele ressalta a necessidade de o empresário parceiro ter conhecimento sobre o modelo de negócio da empresa e a diferença dessas operações para outros tipos de franquia, como as redes de alimentação.

“É preciso fazer o trabalho como é feito, com base nas orientações dos manuais e nos treinamentos, para que em alguns meses o franqueado possa colher os frutos”, disse.

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