Alctel investe R$ 20 milhões em novas tecnologias

O mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil vive um momento de franca expansão, impulsionado pela crescente demanda por soluções digitais em diversos setores da economia. Segundo dados da International Date Corporation Brasil (IDC Brasil), o País deve registrar crescimento de 12% em 2024, alcançando a marca de US$ 56 bilhões em investimentos em TI, superando países como Itália e Coreia do Sul.
O cenário promissor abre um leque de oportunidades para empresas que apostam em inovação, excelência no atendimento e desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta. Com isso, a Alctel — empresa mineira com 28 anos de experiência em soluções tecnológicas para o atendimento ao cliente — investe em novas tecnologias e prevê alta de 40% no faturamento neste ano.
Em 2023, a empresa realizou um planejamento estratégico com o suporte da Fundação Dom Cabral (FDC), que incluiu um aporte de R$ 20 milhões em desenvolvimento de produto, pessoal, consolidação de parcerias com a Genesys, Alcatel Lucent, AudioCodes e desenvolvimento de novas parcerias (AWS, Huawei, Intelbrás, Khomp) entre outras. O objetivo é acelerar o crescimento em dois anos.
E o resultado foi obtido, conforme a empresa. A Alctel teve o maior faturamento de sua história, chegando a R$ 55 milhões em 2023. Até o final de 2024, a empresa projeta um crescimento de 40%, para chegar à marca de R$ 80 milhões em receita.
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Lançamento de solução
E uma das apostas da Alctel para crescer com sustentabilidade está na inteligência artificial. A empresa acaba de lançar o produto Contactfy no mercado, uma ferramenta inovadora que pretende revolucionar a maneira das empresas se relacionarem com seus públicos nas centrais de atendimento.
Indicada para empresas pequenas e médias, a ferramenta chega para complementar a oferta Omnichannel da Alctel, que já possui as soluções da Genesys em seu portfólio. As novas funcionalidades baseadas em IA integram diversos canais de comunicação como voz, chat, e-mail e WhatsApp, em uma única plataforma. Isso permite que as empresas tenham uma visão completa do histórico de interações com seus clientes, facilitando a personalização do atendimento e a resolução de problemas.
“A nossa oferta OmniChannel permite que as empresas reduzam seus custos de atendimento ao cliente em até 40%. Isso é possível porque a plataforma automatiza diversas tarefas que antes eram realizadas manualmente pelos agentes. Além disso, a IA ajuda a reduzir o tempo médio de atendimento, o que libera os agentes para se concentrarem em tarefas mais complexas”, explica o CEO da Alctel, Sérgio Lima.
Novo mercado
Além da ferramenta tecnológica para centrais de atendimento, a Alctel também aposta em uma nova área de atuação para alavancar os negócios. A empresa, que atualmente atua em todo o território nacional e possui uma cartela de mais de mil clientes, também está se reestruturando para atender os setores do governo. Para isso, além dos escritórios em Belo Horizonte e São Paulo, a Alctel montou uma equipe sediada em Brasília.
“Queremos oferecer a melhor solução em tecnologia também para o governo federal e já estamos nos reestruturando para isso. Temos história e know-how que nos credencia para atuar com grande eficiência. Fomos a única empresa de tecnologia brasileira indicada para concorrer ao prêmio de melhor implementação de omnichannel para a marca Genesys e estamos sempre à frente do mercado na nossa área no País”, destaca o CEO.
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