Aletria aposta em frete grátis e conteúdo na web para driblar crise
A pandemia causada pelo coronavírus já impacta fortemente negócios de todos os setores no Brasil e não poderia ser diferente no mercado de livros. O fechamento das escolas e livrarias e o cancelamento de feiras e eventos literários afetam toda a cadeia do livro e ameaça os negócios.
Diante do cenário, a Editora Aletria, localizada em Belo Horizonte e especializada na produção de livros infantojuvenis, cria estratégias para sobreviver ao momento e permanecer incentivando a leitura na infância, principalmente nesse período em que as crianças estão ociosas em casa.
A editora da Aletria, Rosana de Mont’Alverne, afirma que uma das primeiras ações da empresa foi oferecer frete grátis na compra de qualquer livro em seu site. A ideia é fortalecer as vendas on-line, uma vez que o comércio em livrarias e feiras não será possível. Além disso, a editora investe fortemente em produção de conteúdo na internet a partir da campanha “É Tempo de Ler”.
Na semana em que as escolas fecharam, a Aletria divulgou uma cartilha com sugestões de livros de seu catálogo associadas a dicas de brincadeiras pós-leitura. Além disso, desde o dia 20, quando foi comemorado o Dia do Contador de Histórias, a editora passou a publicar em seu Instagram vídeos de contação de histórias.
“Os tempos são brutos, mas nós não vamos fugir da nossa responsabilidade social e permanecemos levando a literatura e as histórias orais para a casa das pessoas. Em um cenário tão difícil como esse oferecemos aconchego, inspiração e diversão ao nosso público”, diz. Rosana de Mont’Alverne adianta que a editora também lançará, em breve, outras ações direcionadas aos educadores que estão on-line. Serão dicas de mediação de leitura e atividades práticas a partir dos livros.
Rosana de Mont’Alverne lembra que essa não é a primeira crise que o setor enfrenta: o mercado foi fortemente impactado pelo surgimento da Amazon e, há alguns anos, é desafiado pela realidade dos livros digitais. Além disso, o Brasil ainda é um país com poucos leitores. Mesmo assim, ela afirma que escolhe trabalhar com otimismo. “No nosso meio brincamos que a literatura é grupo de risco há muito tempo. Então, sim, venceremos mais essa crise e, quem sabe, esse tempo não nos ensina mais sobre o valor da leitura, da literatura, da cultura e da arte em geral?”, aposta.
Com sede em Belo Horizonte, a Editora Aletria tem foco no público infantil e juvenil e já publicou mais de 60 obras com essa proposta nos últimos 10 anos. Entre elas há alguns destaques nacionais e internacionais como “Bichos”, de Ronaldo Simões Coelho e Angela Lago. Em 2009, a obra foi incluída na seleção White Ravens, que é distribuída na Feira de Bolonha, na Itália, e foi classificada como um dos cinco melhores livros infanto-juvenis do Brasil.
Outra obra da Aletria que já esteve presente no catálogo da feira é “Salopão: um jumento do sertão”, de Fernando Limoeiro e Tales Bedeschi. O livro “Tatu-Balão”, de Sônia Barros e Simone Matias, também é um destaque: em 2015 ele foi selecionado para integrar a Coleção Itaú Criança e se tornou estrela comercial da campanha.
Além dos livros para o público infantil e juvenil, a Aletria também produz publicações para formação de professores, pedagogos, contadores de história, bibliotecários e mediadores de leitura. Os temas envolvem questões como educação, leitura e letramento. A editora também oferece uma extensa programação de formação nessas áreas com cursos e oficinas. (Da Redação)
Para facilitar quarentena, Auti Books libera acesso gratuito a audiobooks semanalmente
Os adultos também têm vez e precisam de um momento de reflexão e entretenimento em meio a todos esses dias de distanciamento social vividos em todo o mundo por conta do Covid-19. Para seguir contribuindo com a sociedade, a Auti Books, em parceria com autores e editoras, passará a oferecer semanalmente dois audiobooks gratuitamente. As novidades serão anunciadas no Instagram da plataforma de comercialização de audiobooks.
Títulos como “Me Poupe!”, da Nathália Arcuri, e “Como as Democracias Morrem”, de Levitsky e Ziblatt, são alguns dos que já foram disponibilizados gratuitamente aos ouvintes da Auti Books. Para garantir o audiobook sem custo, basta acessar a plataforma, selecionar o título e enviar para o carrinho.
Antes de fechar a compra adicione o cupom VAMOSAJUDAR e o valor será alterado para grátis. Ao finalizar o processo, o audiobook estará disponível na estante do usuário para ser ouvido.
“Recentemente, disponibilizamos os 10 clássicos infantis da Auti Books para download gratuito e percebemos a crescente demanda por conteúdo nesses dias de distanciamento social. Por isso, conversamos com autores e editoras para que mais pessoas e empresas entrassem com a Auti Books nessa empreitada. O resultado poderá ser conferido semanalmente no perfil da Auti Books no Instagram”, comenta o CEO da Auti Books, Claudio Gandelman.
“É muito gratificante contar com o apoio de todos e também poder ajudar a população em um momento como este onde todo mundo está aprendendo a viver e conviver de um jeito diferente do que estávamos acostumados”, finaliza o executivo.
Com curadoria e edição minuciosas, os audiobooks que compõem o catálogo da Auti Books, em suas 35 categorias, são produzidos e gravados em estúdios profissionais e focam na experiência do ouvinte, na interpretação de cada texto e no resgate da sensação acolhedora ao se escutar uma história.
A Auti Books, que surgiu em junho de 2019, conta atualmente com mais de 600 obras. Além das editoras sócias – Intrínseca, Record e Sextante -, outras empresas do mercado editorial também contam com alguns de seus títulos disponíveis no site, caso da Saraiva Educação e da Companhia das Letras. (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas