Negócios

Altave vai inaugurar unidade em Uberlândia

Nos primeiros meses de 2019, Uberlândia vai receber uma nova unidade da paulista Altave, indústria aeroespacial que produz balões de monitoramento e conectividade e tem sede em São José dos Campos. Com um investimento inicial de R$ 16 milhões, o planejamento é trazer a maior parte da produção dos balões cativos, voltados ao monitoramento e conectividade, para o município do Triângulo Mineiro.

A captação do novo empreendimento é resultado de esforços conjuntos da prefeitura de Uberlândia, entidades parceiras da sociedade civil e do ecossistema de inovação da cidade feitos desde a edição do Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities) do ano passado. A expectativa é criar 50 postos de trabalho diretos nos próximos quatro anos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, considera que a empresa se encaixa na proposta de Uberlândia para desenvolver empreendimentos inovadores. Segundo ele, a Altave está em convergência com a plataforma de valor da atual gestão do município de acolher e atrair empresas com esse perfil e que vai gerar empregos especializados.

“Ao decidir por uma cidade ou uma região para instalar o seu negócio, o empreendedor busca as melhores condições de retorno do seu investimento e de sustentabilidade das suas atividades. A escolha de Uberlândia revela a importância do nosso ecossistema de inovação”, afirmou Dalpiaz.

Interesse no agronegócio – Única indústria aeroespacial brasileira a fabricar balões cativos com atuação no hemisfério Sul, a Altave foi fundada em 2011 e conta com uma unidade no estado do Texas, nos Estados Unidos. O sócio da empresa Ismael Costa explica que um dos diferenciais para a escolha de Uberlândia para o investimento é a relevância da cidade para o mercado de agronegócio, estratégico para o atual planejamento de expansão da Altave.

“Queremos expandir e escalar o portfólio em agronegócio. Além do fácil acesso para conectar a região Sudeste com a região Centro-Oeste e da mão de obra de qualidade proveniente das universidades localizadas na cidade, Uberlândia é ideal para conseguirmos vender bem e estrategicamente nosso produto”, disse Costa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas