Alvoar investe R$ 10 milhões em novo posicionamento da marca Camponesa

O grupo Alvoar Lácteos está investindo R$ 10 milhões no projeto de rebranding completo da marca Camponesa. O trabalho de reposicionamento tem como objetivo fortalecer a presença da marca no mercado lácteo e direcioná-la para o segmento premium, além de aumentar em até 15% as vendas em Minas Gerais e no Nordeste do Brasil.
A Camponesa é a terceira maior marca em vendas de leite em pó do País e líder de leite em pó no Nordeste e de leite UHT em Belo Horizonte. Ela ainda responde por 50% do faturamento de R$ 4,8 bilhões da Alvoar.
A diretora executiva de marketing do grupo Alvoar Lácteos, Cynthia Seretti, pontua que a empresa também está em busca de aumentar a conexão com o público, por meio dessa nova identidade. “Além do novo posicionamento, teremos novos produtos para reforçar a nossa proposta de valor”, completa.
Cynthia Seretti ressalta que essa mudança não seguirá no sentido de desconectar a marca de seu público primário, mas sim de evoluir a marca e suas características ligadas à qualidade do produto, além da forma de se comunicar com o consumidor.
A executiva relata que os produtos da marca sempre foram vistos pelas pessoas como itens de maior valor, o que proporcionou essa oportunidade de ingressar no segmento premium. “Analisando os consumidores, percebemos que eles já veem a Camponesa como uma marca de maior valor”, afirma.
Ela explica que o mercado possui uma parcela de consumidores, principalmente pessoas das classes A e B, que valorizam produtos com mais qualidade e com maior valor agregado.
“Existe uma oportunidade de mercado no setor lácteo de um público que consome produtos de maior valor agregado e, com isso, nós enxergamos que a Camponesa é a marca certa para capturar essa fatia do mercado”, avalia.
Campanhas em diferentes mídias
Cynthia Seretti destaca que grande parte da verba será destinada para campanhas na televisão, em mídias OOH, mobiliário urbano e nos shoppings, onde há um público mais qualificado. Além disso, o projeto também contempla o rádio, ações de experiência e materiais de PDV, forte estratégia no digital e parcerias com squad de influenciadores.
A ampla campanha de comunicação vem para construir a nova narrativa de marca, expandir a tagline “Sabor se cria junto” como conceito criativo e gerar uma conexão emocional com público, por meio da criação de momentos de afeto e tempo de qualidade entre família e amigos, com o apoio das receitas criativas da Camponesa.

No primeiro vídeo, a campanha busca explorar os encontros da refeição em família, nos momentos especiais que se transformam por meio da culinária afetiva. O objetivo é fazer uma alusão aos sabores presentes na vida e que se tornam especiais e memoráveis através de pratos deliciosos e lembranças saborosas.
O projeto ainda aposta em uma experiência inspirada na cozinha mineira, com o fogão mineiro dando forma ao módulo de degustação, como peça principal. As cores e materiais utilizados trazem uma estética mais aconchegante que reforça os elementos visuais da marca e acrescenta um toque de modernidade.
Toda a estratégia, marca, embalagens, campanha e experiência de ponto de venda foram desenvolvidas pela agência Ana Couto, enquanto o plano de conteúdo, mídia e divulgação foram realizados pela agência LVL.
Jeito mineiro de ser
A diretora executiva de marketing da companhia destaca a origem mineira da marca Camponesa e a ligação com a cultura e história de Minas Gerais. “O novo posicionamento da camponesa, que se chama ‘Sabor se cria junto’, vem coroar todo esse jeito mineiro de ser e nós queremos levar isso para o Brasil inteiro”, declara.
A nova identidade traz uma evolução para o logotipo, preservando características já reconhecidas por seus consumidores, como as cores azul e laranja, garantindo continuidade e reconhecimento de marca, porém conferindo-lhe um aspecto mais contemporâneo e sofisticado. A tipografia possui formas sinuosas que remetem à cremosidade do leite ao mesmo tempo que transmite a solidez de Camponesa.
Com a reformulação visual, todas as embalagens da marca foram redesenhadas para traduzir o novo posicionamento estratégico e atrair um público premium. As embalagens fortalecem os principais assets de Camponesa: mantêm o branco como cor predominante, uma característica marcante na visualidade da marca, criando um bloco de cor no ponto de venda. No centro do painel frontal, o icônico “C” de Camponesa aparece em um splash de leite, representando toda a cremosidade dos produtos.

Sobre a Camponesa
Parte do Grupo Alvoar Lácteos, a Camponesa é especialista em leite desde 1948. A tradição, sabor, qualidade e inovação constantes fazem da marca a 3ª maior em leite em pó do Brasil, líder de leite em pó no Nordeste e líder em leite UHT em Belo Horizonte.
Com um portfólio completo, a Camponesa faz do leite inspiração de delícias para comer todos os dias. Criando novos sabores a partir do afeto, a marca mãe se divide em outras duas frentes: a Camponesa Profissional, que apresenta os produtos em embalagens maiores para público B2B, transformadores, restaurantes, e etc, e a Camponesa Origem, linha de produtos minimamente processados e clean label.
Sobre a Alvoar
A Alvoar Lácteos foi fundada após a fusão da mineira Embaré e a cearense Betânia, em 2021, e é a quinta maior empresa de laticínios do Brasil, com faturamento bruto de R$ 4,8 bilhões em 2023, sete fábricas e 17 centros de distribuição.

Ela reúne marcas líderes em seus segmentos, como Betânia, Camponesa, Betânia Kids, Yobem e Caramelos Embaré, e atua com um portfólio forte e diversificado com mais de 250 produtos vendidos em mais de 50 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 30 países.
A empresa conta com um time de mais de 4,5 mil colaboradores diretos e trabalha em parceria com mais de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas no Nordeste e em Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas