Amapá “surfa” na onda de crescimento do setor supermercadista no País

O PIB Industrial deve crescer 4,3% em 2021, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O crescimento vem puxado pela indústria de transformação, com alta prevista de 5,7%.
Com sede em Minas Gerais, a Amapá Instalações e Armazenagens confirma o movimento com expectativa de aumento da produção em 14% este ano e investimento superior a R$ 50 milhões em infraestrutura entre 2021/2022. A meta de vendas é da ordem de R$ 280 milhões só para este ano. A empresa é especializada em soluções para exposição, organização, armazenagem e estocagem de produtos e atende empreendedores de todo o território nacional e quase 20 países com a produção de gôndolas, racks, checkouts, carrinhos, estantes, armários e porta pallets, entre outros produtos.
Com o aço presente em 70% da composição dos custos de seus produtos e alta constante da matéria-prima, a companhia vem repensando as estratégias e criando soluções focadas principalmente em mudança de cultura, melhoria nos processos produtivos e investimento em tecnologia e inovação. A cultura contra o desperdício é um dos destaques, com treinamento constante para 100% dos colaboradores. O objetivo é evitar erros com impacto na matéria-prima. No quesito tecnologia, a Amapá desenvolveu software para redução de erros, que acompanha a produção de cada máquina em tempo real – quantidades, prazos, funcionamento dos instrumentos. A medida otimizou a gestão e garantiu mais agilidade e praticidade na operação. A produção é de 100 toneladas de aço por dia, em um parque fabril de 25 mil metros quadrados.
Líder nacional na fabricação de gôndolas leves, a Amapá ainda surfou na onda de crescimento de outros setores essenciais, como o supermercadista, e vem investindo em linhas como a de gôndolas pesadas. Enquanto o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) registrava alta de 9,36% em 2020, em relação ao ano anterior, e expectativa de crescer 4,5% em 2021, a companhia celebrar alta expressiva na produção de itens como gôndolas (79%), estantes (16%) e checkouts/caixas (92%), quando comparado o 1º quadrimestre fabril de 2021 com o mesmo período do ano anterior (dezembro/19 a março/20 contra dezembro/20 a março/21).
Atualmente, a Amapá emprega cerca de 600 colaboradores diretos e já se prepara para ampliação do quadro de funcionários para o próximo ano.
Ouça a rádio de Minas