Negócios

Amazon Prime lança documentário sobre tragédia em Brumadinho

Obra mostra entrevistas com sobreviventes, moradores da cidade e familiares das vítimas, além dos impactos da ruptura da estrutura
Amazon Prime lança documentário sobre tragédia em Brumadinho
Crédito: Divulgação

Com o marco de 4 anos, nesta quarta-feira, do rompimento da barragem de Brumadinho, que levou à morte de 272 pessoas e o desaparecimento de outras 3, o streaming Amazon Prime Video lançou o documentário Lama Seca.

Filmado de forma independente, o longa conta a história de uma das maiores tragédias do País, que ainda não teve punição para os responsáveis. O documentário representa a estreia da agência Quartetto nesse gênero cinematográfico, com os jornalistas Juliana Ribeiro e Eduardo Savanachi como diretores e Murillo Constantino como diretor de fotografia.

Com o objetivo de comover e gerar indignação, o documentário mostra entrevistas com sobreviventes, moradores da cidade e familiares das vítimas, além dos impactos do rompimento da barragem. As filmagens começaram em 2019, acompanhando o primeiro ano pós-acidente, que afetou tanto a vida das pessoas quanto da fauna e flora locais. As entrevistas vão de relatos do dia, angústia pela espera de atualizações à procura de amigos e parentes e a indignação para com a Vale.

“Trata-se de um filme que propõe uma discussão que vai além das causas e culpas, e que se concentra em mostrar a vida das pessoas e o real significado de um acontecimento que causou a morte de 272 pessoas, algumas cujos corpos até hoje não foram encontrados”, explica Eduardo Savanachi, que além de diretor também ajudou no roteiro do documentário.

Um dos focos da filmagem é a relação entre os bombeiros e os moradores da cidade, que se estende até hoje ainda tentando encontrar as vítimas remanescentes. O longa traz imagens inéditas das estruturas da Vale atingidas pela lama, dando uma nova visão sobre a destruição do acidente.

“A ideia era levar o espectador para dentro da vida em Brumadinho, naquele momento complicado de dor e revolta, para mostrar esse processo difícil de recuperação. As imagens têm um papel fundamental para registrar e, principalmente, sensibilizar a sociedade para que coisas assim não voltem a acontecer”, explica o diretor de fotografia, Murillo Constantino.

Onde assistir:

Amazon Prime Vídeo

Looke

Vivo Play

Claro TV+ (Now)

Ficha Técnica

Ano: 2020

Classificação: Livre

Duração: 74 min

Direção: Eduardo Savanachi, Juliana Ribeiro e Murillo Constantino

Direção de Fotografia: Murillo Constantino

Roteiro: Eduardo Savanachi

Entrevistas e Reportagem: Juliana Ribeiro

*Estagiária sob supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas