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Amélie Crepêrie traz legítimo crepe francês para Minas

Meta é abrir 25 unidades em 30 meses no Sudeste, sendo seis delas devem ser em Minas
Amélie Crepêrie traz legítimo crepe francês para Minas
Franquia carioca Amélie Crepêrie, fundada há dez anos com um conceito de negócio gastronômico, oferece um modelo de restaurante otimizado e compacto que requer investimento inicial a partir de R$ 650 mil | Crédito: Divulgação Amélie Crepêrie

Fundada há dez anos, no Rio de Janeiro, com um conceito de negócio gastronômico que combina ambientes charmosos a preços acessíveis e tendo como carro-chefe a tradicional galette (legítimo crepe francesa de trigo sarraceno), a franquia Amélie Crepêrie traça um plano ousado de expansão pelo Sudeste. A meta é abrir 25 unidades em 30 meses. Delas, seis deverão ser em Minas.

Conforme a sócia-fundadora da Amélie Crepêrie, Sálua Bueno, a franquia oferece um modelo de restaurante otimizado e compacto que requer o investimento inicial a partir de R$ 650 mil.

“O charme acessível está na base do conceito do Amélie. Tem tudo a ver com o mundo de hoje, em que nem todo mundo tem acesso a uma comida mais cuidadosa, com a possibilidade de uma experiência que remete a uma experiência internacional para um público maior. Ao mesmo tempo, com o aumento do consumo consciente, que leva em consideração um preço justo, faz com que atendamos também às classes mais altas”, explica Sálua Bueno.

Sálua Bueno
Buscamos por franqueados que se identifiquem com o produto e gostem do conceito da Amélie Crepêrie, revelou Sálua Bueno | Crédito: Renato Wrobel

O plano está baseado nos números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), segundo os quais, o faturamento das franquias avançou 12,8% no 2° trimestre de 2024. O segundo melhor desempenho do setor foi o de alimentação – food service, que cresceu 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Minas Gerais o resultado foi ainda melhor: crescimento de 16,2% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, com o faturamento atingindo a marca de R$ 10,65 bilhões, contra R$ 9,16 bilhões em igual período. Os segmentos com maior variação em faturamento foi Alimentação (food service), com 34,5%.

No Estado, a rede de restaurantes já mapeou oportunidades em quatro shopping centers de Belo Horizonte e também em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

“Buscamos por franqueados que se identifiquem com o produto e gostem do conceito. Alguém que queira estar à frente de um negócio que trabalha com um produto artesanal que exige excelência operacional”, pontua.

Para garantir crepes com a legítima qualidade francesa, a franquia pratica a chamada engenharia de cardápio, avaliando a disponibilidade de insumos na região, a logística e o paladar brasileiro, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio sem abrir mão da tradição francesa.

“Para conseguir replicar a qualidade em escala, preciso ter um cuidado muito grande na construção do cardápio. Para mudar dois itens, muitas vezes, estudo mais de cem. Temos parceria com fornecedores com presença nacional e uma boa flexibilidade para entender as regionalidades e sazonalidades, sempre informando isso ao nosso cliente. Ainda não precisamos criar sabores regionais, mas entendendo o tamanho e os desafios de uma distribuição no Brasil, não descartamos essa possibilidade”, completa a fundadora do Amélie Crepêrie.

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