Negócios

América fecha parceria na área de energia fotovoltaica

América fecha parceria na área de energia fotovoltaica
100% da energia consumida pelo América será entregue pela Evolua a partir da captação de placas solares | Crédito: Reprodução/Internet

Futebol e sustentabilidade caminham lado a lado. Nos últimos anos, novas leis e campanhas têm engajado times e torcedores a partir da necessidade de se adequar às pautas que regem o mundo atual. São os chamados clubes sustentáveis, classificação já bem conhecida do América Futebol Clube.

O tradicional time mineiro já vem se posicionando fortemente por meio da adoção de boas práticas de ESG, sempre alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Inclusive, desde junho, participa do Movimento Minas 2032, iniciativa do DIÁRIO DO COMÉRCIO que busca promover o diálogo sobre causas socioambientais que permeiam os ODS e ações efetivas para o alcance das metas. 

Agora, o clube acaba de anunciar mais uma parceria, desta vez, na área de energia renovável. Trata-se de um acordo com a Evolua Energia, especializada em geração distribuída compartilhada e uma das principais empresas de energia solar do País, com exposição da marca na camisa do time profissional. A negociação acertada prevê não apenas o patrocínio em si, mas também o fornecimento de energia limpa e renovável para o clube e benefício diferenciado para sócios-torcedores.

De acordo com o diretor de Marketing e Negócios do América Futebol Clube, Erley Lemos, esta é uma parceria de ganho para todas as partes. “Ganha o América, ganha a Evolua, ganham os torcedores e ganha o meio ambiente. A empresa tem um business muito alinhado às nossas práticas, ao nosso posicionamento e chega para nos ajudar a colocar em prática um pouco daquilo que acreditamos, por meio da difusão do consumo de energia limpa e renovável. Também pela parceria, vamos levar essa alternativa consciente aos nossos torcedores, que terão a oportunidade de reduzir substancialmente suas contas de energia e colaborar ainda mais com o meio ambiente”, explica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por meio da parceria, 100% da energia consumida pelo clube será entregue pela Evolua a partir da captação de placas solares, com energia limpa, renovável e mais barata. Para os torcedores do time, o acordo prevê a oferta de descontos vantajosos, com economia de até 20% na conta de luz. Sócios e demais torcedores do América podem buscar informações sobre os serviços no site evoluaenergia.com.br/america. A jornada de contratação dos planos é simples, rápida, fácil e totalmente digital.

Segundo Lemos, o acordo já está vigente há algumas semanas e o clube já passa a fazer uso da energia distribuída pelo sistema da Evolua. O contrato de patrocínio tem vigência até o fim do ano que vem, mas a parceria para fornecimento de energia inicialmente é de 5 anos. “Mas, assim como toda parceria que nasce com benefícios para todas as partes, temos expectativa que se torne ainda mais perene”, afirma.

O CEO da Evolua, Tarcísio Neves, também enfatiza que a parceria está em linha com o propósito da empresa de democratizar a energia solar no País, fazendo com que chegue a cada dia para mais pessoas e empresas. “A energia solar é a solução do futuro, que traz não apenas economia, mas também contribui com o meio ambiente”, resume.

Conforme o executivo, as ações do clube em relação às boas práticas de ESG e cuidados com o meio ambiente pesaram para a decisão do investimento. “Temos um alinhamento de propostas e interesses. Por isso, foi um negócio muito rápido. E atende tanto o América com sua própria energia e a nós com a exposição do produto para a base de torcedores e parceiros, sem contar a exposição da marca no uniforme”, completa.

Sobre a Evolua, vale dizer que a startup atende Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e pessoas físicas por meio do sistema de geração distribuída. Ao produzir energia em parques solares, a empresa insere energia solar na rede pública, gerando economia nas contas mensais dos clientes.

Criada em 2020 em sociedade entre a Andrade Gutierrez, BMPI Infra e GreenYellow, a empresa está presente em aproximadamente 90% do Estado e já projeta expansão para as regiões Nordeste e Sudeste em 2022. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas