American Burger expande para o exterior

A rede de hamburguerias delivery American Burger, criada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), virou franquia e está ganhando o mundo. Na próxima semana inaugura a primeira unidade franqueada, em Santa Luzia, também na RMBH, e, em novembro, ganha sua primeira loja internacional, em Miami, nos Estados Unidos.
Segundo a fundadora e CEO da American Burger, Camila Guerra, as duas inaugurações são importantes marcos para a expansão e consolidação da marca. “Meus maiores concorrentes hoje são as grandes redes de fast food. E meu maior objetivo é crescer e competir com eles em igual patamar. Encontrei a oportunidade para este movimento na franquia. Franqueando vou conseguir crescer na velocidade que preciso para chegar a tantas regiões”, diz.
A primeira loja no exterior é própria, mas conta com um sócio-investidor internacional. Está recebendo aportes da ordem de US$ 180 mil e vai funcionar tanto no delivery quanto no balcão.
Enquanto isso, a expansão Brasil afora por meio de franquias também está a todo vapor. A empresa se filiou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e há cerca de dois meses comercializa a marca. Desde então, 18 unidades já foram vendidas. A primeira a ser aberta será em Santa Luzia, na próxima semana, mas já tem lojas vendidas para Curitiba, Porto Seguro, Florianópolis, Montes Claros, Belém, entre outros locais.
“A expectativa é que tenhamos 60 novas lojas até o início de 2023. Em termos de faturamento e avanço das vendas, estimamos alta de 40% já neste exercício, sem considerar a consolidação das novas operações”, afirma.
Isso porque, segundo ela, as vendas nas lojas próprias – que hoje somam 35 em diferentes regiões do País – estão bastante aquecidas. “A pandemia foi difícil para todos e também apresentou oportunidades para todos. Assim, também tivemos que nos reinventar. Agora com a retomada dos atendimentos físicos, acompanhamos o movimento das vendas como a maioria também. Por isso, consideramos que a demanda neste ano está aquecida, mas equilibrada”, completa.
Vale dizer que o faturamento médio anual da American Burger dobrou nos dois últimos anos e já passa dos R$ 40 milhões.
Detalhes da franquia
A marca tem taxa de franquia de R$ 350 mil para uma loja física padrão de delivery. O retorno do investimento é de 18 meses, com capital de giro estimado em R$ 30 mil. A margem de lucro varia de 15% a 18%. A perspectiva inicial de faturamento é de R$ 3 milhões ao ano.
Além disso, entre as vantagens oferecidas aos franqueados, conforme Camila Guerra, destacam-se:
- Consultoria na seleção do ponto comercial
- Desenvolvimento de campanhas sazonais e suporte de material promocional
- Suporte de marketing e assessoria de imprensa
- Aplicação de treinamentos para suporte em início das operações
- Gestão de qualidade e atendimento in loco
- Fornecimento de cardápio, receitas e manual do franqueado
“Trabalhamos muito antes de transformar nosso modelo de negócios em franquia, mas agora temos certeza de poder dar o suporte necessário para o sucesso do franqueado. A meta é chegar a 200 unidades em três anos, de modo que a rede se torne uma referência”, conclui.
Ouça a rádio de Minas