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Americanas muda modelo de comissão no marketplace

Americanas muda modelo de comissão no marketplace
A Americanas sofreu um ataque digital que a obrigou tirar seus sites do ar por quatro dias | Crédito: REUTERS/Sergio Moraes

São Paulo – A Americanas passou a adotar neste mês um sistema que baseia as comissões cobradas dos comerciantes em seu marketplace na categoria de produtos que vendem e não mais uma taxa fixa, afirmaram executivos da companhia na sexta-feira.

“A gente tinha um ‘take rate’ para os sellers fixa em 16% e agora passamos a ter um take rate dividido por categorias”, afirmou o diretor de relações com investidores da Americanas, Raoni Lapagesse, em conferência com analistas.

“Tem categorias que houve uma redução de take rate e algumas categorias que a gente viu oportunidade até de ter acréscimo no take rate”, acrescentou o executivo.

Segundo ele, as mudanças tendem a ter impacto neutro nos números da Americanas em meio a uma estratégia da empresa em privilegiar algumas categorias que geram mais recorrência de compra de consumidores no marketplace.

A Americanas teve em janeiro “um crescimento forte, de 40%” nas vendas, disse o presidente-executivo da plataforma digital do grupo, Marcio Cruz. Em fevereiro, a companhia chegou a registrar ritmo semelhante na primeira quinzena até ser impactada por um ataque digital que a obrigou a tirar seus sites do ar entre o final de semana e a última quarta-feira (16).

“Vimos uma continuidade no crescimento, em um ritmo muito parecido com o de janeiro, obviamente até a sexta-feira passada (18)”, disse Cruz. Segundo ele, a alta de vendas em janeiro foi fruto de avanços da empresa na obtenção de recorrência de compras dos clientes, melhorias de interface e sortimento ampliado em categorias “de cauda longa”.

Os executivos não mencionaram quais os impactos sentidos pela companhia em decorrência do ataque digital. Na véspera, a Americanas informou que a investigação vai levar algumas semanas.


O que é Segurança Energética?

São medidas adotadas para evitar a falta do abastecimento de energia, provocada por fatores como a escassez hídrica e até mesmo dificuldades inerentes aos tipos de fornecimento. Associada a essas medidas está a segurança na disponibilidade de energia adequada, de qualidade e a preços acessíveis.

O que é o desafio energético?

Conforme o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em seu portal on-line, em citação a Thomas B. Johansson, “os desafios energéticos incluem fornecer serviços energéticos para o bem-estar de uma população mundial crescente, facilitar o acesso a formas de energia modernas e que permitam à população pobre sair dessa condição, criar um nível razoável de segurança energética (energia a preços acessíveis e sem interrupções graves) e mitigar as mudanças climáticas e seus efeitos”.

Quais os próximos eventos sobre Segurança Energética?

“O desafio da Segurança Energética” é um evento on-line gratuito que ocorrerá no dia 16 de março de 2022, com transmissão via plataforma Youtube. Na ocasião, profissionais qualificados e renomados do setor discutirão sobre os caminhos a serem percorridos para garantir o fornecimento de energia elétrica seguro.

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) é a instituição realizadora do evento, que tem correalização do jornal Diário do Comércio — veículo de imprensa de Minas Gerais quase centenário e especializado em economia, gestão e negócios.

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Segue abaixo a programação do evento on-line “O desafio da Segurança Energética”.

Evento sobre energia elétrica
Arte: Diário do Comércio
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