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Amigo secreto deve movimentar R$ 6,7 bilhões neste Natal e ajudar consumidores a economizar

Pesquisa também mostra que 36% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano
Amigo secreto deve movimentar R$ 6,7 bilhões neste Natal e ajudar consumidores a economizar
Para 39% dos entrevistados, o amigo oculto ou secreto é uma boa maneira de economizar com os presentes | Foto: Reprodução Adobe Stock

Tradicional nas festas de fim de ano, o amigo oculto ou secreto representa uma oportunidade para o varejo vender mais nesta época. Seja ao lado da família ou entre amigos e colegas de trabalho, a brincadeira é uma alternativa viável e financeiramente acessível para presentear no Natal. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a OfferWise Pesquisas, 36% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano ou cerca de 60,1 milhões milhões de pessoas.

Entre os que devem entrar na brincadeira, 53% adoram participar deste tipo de evento, 39% consideram que é uma boa maneira de economizar nos presentes e 14% participam apenas para não serem julgados como antissociais. Por outro lado, entre os que não pretendem participar, 45% dizem não gostar, 35% relatam que parentes, amigos ou colegas de trabalho não tem o costume de fazer esta brincadeira e 23% estão sem dinheiro.

Para a CNDL, ao estipular um teto financeiro a ser gasto pelos participantes com a compra de presentes, a brincadeira do amigo secreto serve de aliado para proteger as finanças pessoais.

“O amigo secreto é uma excelente forma de economizar e ao mesmo tempo manter viva a tradição de presentear pessoas queridas. Além disso, a confraternização coletiva resolve a obrigação de ter de presentear várias pessoas já que cada um se encarrega de apenas um participante e, no fim, ninguém fica sem presente. O foco deste tipo de brincadeira não é o valor financeiro em si dos presentes, mas a união e isso estimula as pessoas a usarem a criatividade para presentear sem estourar o valor combinado”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Valor

Em média, os consumidores pretendem participar de 1,6 evento de amigo secreto, principalmente entre familiares (69%), com amigos (35%) e com colegas do trabalho (28%). Os consumidores pretendem gastar R$ 72 com cada presente, em média. Estima-se que a brincadeira movimente R$ 6,7 bilhões na economia.
Apesar de a brincadeira ter seu lado positivo, Costa alerta para os cuidados com orçamento. “O amigo secreto é uma brincadeira acessível a diversos perfis financeiros. Ainda assim, nem todos podem fazer parte. Se a pessoa estiver endividada ou com o orçamento apertado, a prioridade deve ser quitar as contas e manter as despesas em dia, pois mesmo a compra de um item mais barato poderá fazer falta”, aconselha.

Ele acrescenta que é importante é compreender que o Natal e o ano novo são ocasiões para celebrar na companhia de amigos e familiares e expressar afeto. “Se as finanças estão desorganizadas, a compra de um presente não deve ser algo obrigatório”, orienta.

A pesquisa da CNDL/SPC Brasil entrevistou consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.

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