Negócios

Amor

Amor

Marli Medeiros*

O amor é uma palavra que traduz um dos sentimentos mais antigos do Universo. Antigo, presente, mas ao mesmo tempo futurista. O tempo passou, bem como toda a sua existência, e a humanidade nunca deixou de acreditar, buscar ou vivenciar esse sentimento tão necessário. É como o ar para o corpo, a respiração da alma. Muitos tentaram, e poucos conseguiram definir o amor. Até hoje tentamos dar uma definição para essa experiência tão sublime, além das palavras.

Amor – qualidade inata da alma humana que se manifesta como virtude. Ao contrário do que muitas vezes é experimentado ou relacionado ao amor, a experiência da fragilidade, sofrimento, egoísmo ou exclusividade não se aplica à ele. Essas são experiências decorrentes do apego, hábito negativo que gera sentimento de posse, dependência emocional, que proporciona como resultado, com o passar do tempo, decepção, tristeza, desconforto e desgaste. O amor, pelo contrário, é uma energia autêntica e pura, que liberta o ser de todos os limites do apego. O sentimento de amar é trazer para fora a energia da plenitude. Estar preenchido, satisfeito e completamente envolvido nessa energia plena. Energia libertadora e envolvente.

Diz-se dos povos de milênios atrás, na mitologia indiana, que as pessoas compartilhavam amor, ao invés de estarem presos em uma relação de dar e tomar. Com minha experiência profissional, trabalhando com os diversos comportamentos humanos, e com minha experi6encia espiritual de interiorização, acredito que é nesse compartilhar que reside a verdadeira experiência do amor. Quando estamos plenos, somos capazes de compartilhar. Quando experimentamos o vazio do amor nos colocamos como reféns daquelas pessoas que sentimos que podem nos dar alguma coisa que talvez não tenhamos, e nos apegamos às possibilidades e expectativas momentâneas, que se diluem com o passar do tempo.

O amor é um sentimento eterno que, uma vez ativado, nunca acaba. É sinônimo da experiência de vivenciar essa energia inata que nós somos. Perdão, inclusão, sentimento de pertencimento, autoestima, segurança, confiança, certezas, compaixão e misericórdia estão incluídas nessa experiência.

A ciência da medicina tem comprovação, por parte de alguns profissionais da saúde, sobre o poder do amor curando e transformando vidas. O amor pode superar e transpor barreiras em todas as outras áreas da nossa vida. Constrói pontes e quebra preconceitos. Resgata a verdade no âmago do ser agindo como mágica ou milagres, que nada mais são do que o amor agindo de forma suprema e poderosa na consciência, transitando entre a cabeça e o coração, entre o intelectual e o intuitivo.

Amor não se mede, não se explica em palavras, mas é algo para ser sentido, experimentado, vivenciado, e percebe-se o resultado por meio dos diversos milagres que ocorrem em nossa vida a partir desse sentimento que expande nosso ser, de todas as formas.

* Natural de São Paulo, capital e residente nos últimos 30 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais. Empresária e Coach de Vida, Carreira e Executivo. Líder e idealizadora do programa de Coaching Essencial e Coaching da Felicidade e Bem-Estar. Conduz seminários, workshops e palestras sobre o tema. Palestrante, mentora, treinadora e facilitadora de cursos e seminários. Marli é membro da Organização Brahma Kumaris há mais de 40 anos, praticando meditação na linha do Raja Yoga, ministra palestras e cursos em diversas organizações, empresas, universidades e escolas, no Brasil e no exterior. Linkedin: linkedin.com/in/marli-medeiros-a95897158

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas