Anatel libera sinal 5G para mais 27 municípios de Minas Gerais

O sinal 5G será ativado em mais 27 municípios mineiros, nesta segunda-feira (23), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom) já viabilizou essa modalidade de redes móveis em 425 cidades de Minas Gerais.
Com a adição desses 27 municípios, já são 2.456 cidades em todo o País com a tecnologia 5G, que é até 20 vezes mais rápida em comparação com a 4G, alcançando cerca de 156 milhões de brasileiros, o que equivale a 73% da população.
“Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, ressaltou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Essa lista agora conta com os municípios de Bambuí, Barroso, Carandaí, Carmópolis de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Coração de Jesus, Cordisburgo, Coromandel, Coronel Xavier Chaves, Divisópolis, Dom Silvério, Francisco Sá, Frutal, Guaxupé, Itambacuri, Passabém, Piracema, Piranga, Pitangui, Sacramento, São Domingos do Prata, São João da Ponte, São João del Rei, São João Nepomuceno, São Sebastião do Paraíso e Sem-Peixe.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Importante ressaltar que a liberação da faixa pela Anatel não significa que redes com sinal 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
De acordo com o planejamento atual, o País chegará em junho de 2024 com 3.677 municípios com a nova tecnologia, representando um avanço significativo frente ao planejamento inicialmente estabelecido no Edital do 5G. (Com informações da Agência Brasil)
*Estagiária sob supervisão da edição.
Ouça a rádio de Minas