Negócios

Anglo American produz bloquetes com rejeitos do Minas-Rio para cidade mineira

A fabricação dos blocos é realizada em parceria com uma fornecedora local da região do Serro
Anglo American produz bloquetes com rejeitos do Minas-Rio para cidade mineira
Crédito: Divulgação Anglo American

A Anglo American fez uma doação de 57 mil bloquetes para a cidade de Alvorada de Minas, localizada na região Central. O objetivo é utilizar esses materiais para pavimentar um trecho que dá acesso ao distrito de Itapanhoacanga. Essa doação corresponde ao primeiro lote do projeto desenvolvido pela companhia, que visa utilizar os rejeitos do empreendimento Minas-Rio.

No âmbito do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, foi implementada uma iniciativa para dar uma aplicação sustentável aos rejeitos da mineração. “Esse projeto de produção de bloquetes é uma alternativa às soluções tradicionais, com ganhos ambientais e incentivo à economia circular, em que os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade”, explica o gerente de Meio Ambiente da Anglo American, Tiago Alves.

O projeto em questão foi submetido a períodos de estudos e testes durante os anos de 2022 e 2023, até que, finalmente, no segundo semestre deste ano, teve início a produção dos bloquetes. A fabricação dos blocos é realizada em parceria com uma fornecedora local da região do Serro. Além disso, a iniciativa conta com o apoio da empresa Terraço, que se prontificou a realizar o transporte dos materiais utilizados de forma voluntária.

“Além de favorecer o meio ambiente, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que acolhem a nossa operação, em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, Claudiana Souza.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A engenheira responsável pelo projeto, Ana Carolina Matias, reforça que a utilização de bloquetes produzidos com resíduos da mineração se mostra segura, resistente e durável e contribui com a qualidade ambiental das regiões, a melhoria da infraestrutura e a economia local.

A Anglo American doará um total de 230 mil bloquetes para Alvorada de Minas até o final deste ano. Além disso, a empresa planeja expandir essa ação no futuro para beneficiar outras regiões do projeto Minas-Rio.

Empresa é obrigada a reassentar 3 comunidades em Minas

Enquanto isso, porém, vale lembrar que, nesta semana, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu, atendendo um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pelo reassentamento coletivo de três comunidades situadas na área rural dos municípios Alvorada de Minas e Conceição de Mato Dentro.

Isso porque foi reconhecido o direito de cerca de 400 moradores, que vivem nos arredores de uma barragem. Cada família poderá optar entre se mudar para a nova comunidade, que deverá ser estruturada com recursos da mineradora, ou aderir ao reassentamento individual, caso prefiram morar em outra localidade.

Conforme publicado, de acordo com a mineradora, sua barragem é segura. Ainda assim, em 2019, ela revelou a intenção de realocar moradores de algumas comunidades. Na época, a mineradora divulgou uma nota afirmando compreender o medo da população após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na RMBH. A tragédia ocorrida no início de 2019 deixou 270 pessoas mortas.

*estagiária sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas