Negócios

Anglo American transforma comunidades com o Programa Crescer

Iniciativa já gerou empregos, aumentou a renda local e impulsionou a economia de municípios, com ações em áreas como apicultura, horticultura e turismo
Anglo American transforma comunidades com o Programa Crescer
O queijo do Serro é destaque nas competições internacionais e 61 queijos de produtores apoiados pela Anglo American já foram premiados | Crédito: Divulgação Anglo American

Em um cenário onde o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social são essenciais para o futuro, a Anglo American se destaca ao impulsionar o progresso das comunidades vizinhas às suas operações. Um exemplo concreto desse compromisso é o Programa Crescer, que promove a geração de emprego e renda nos municípios do Sistema Minas-Rio – Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro – fortalecendo a economia local e criando oportunidades reais para a população.
Para definir as ações do programa, é feito um diagnóstico aprofundado das vocações locais e são priorizadas algumas cadeias de valor para ofertar assessorias técnicas e capacitações a produtores locais, para fomentar a atividade econômica da região.

Em Minas Gerais, o programa já atuou nas frentes de apicultura, horticultura, turismo, desenvolvimento de governos e capacitação para jovens em habilidades voltadas para a eficácia pessoal e profissional. Atualmente, o foco do programa é o empreendedorismo Queijo Minas Artesanal.

Desde o início do projeto, em 2013, cerca de R$ 24,5 milhões foram investidos no Crescer. Já foram atendidos 156 produtores de queijo, 17 apicultores, 40 produtores de hortaliças, 166 pessoas do setor turístico, 264 agentes públicos e aproximadamente 2 mil jovens.

Para se ter uma ideia do sucesso do programa, somente com as ações do pilar de empreendedorismo, desenvolvido entre 2013 e 2016, com foco no comércio local, foi possível aumentar em 2% o Produto Interno Bruto (PIB) local, além de apoiar ou gerar mais de 800 postos de trabalho.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Uma das frentes do programa que mais geraram resultados até o momento é a voltada para a cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal, especialmente na região do Serro, um dos berços desse patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Os investimentos neste eixo resultaram na criação ou manutenção de aproximadamente 300 empregos até agora. A renda média dos produtores apoiados aumentou em 47%, evidenciando o potencial de transformação econômica do setor quando bem assistido.

Além disso, os queijos produzidos na região vêm ganhando ainda mais reconhecimento mundo afora. O queijo do Serro é destaque nas competições internacionais e 61 queijos de produtores apoiados pela Anglo American já foram premiados.

Outra frente importante do Crescer foi o incentivo ao turismo, com foco em valorizar o território, suas paisagens, cultura e saberes. Entre 2021 e 2023, o programa promoveu a organização do Turismo de Base Comunitária (TBC) e fomentou a formação de redes locais para bares, restaurantes e meios de hospedagem em Conceição do Mato Dentro.

Na horticultura, o Crescer fez um movimento estratégico: aproximou os produtores locais da merenda escolar pública, garantindo mercado e estimulando a produção sustentável. Cerca de 40 agricultores familiares foram beneficiados, recebendo assistência técnica para se adequarem às exigências legais e sanitárias das chamadas públicas de alimentos.

Com isso, promoveu-se o aumento da renda (crescimento médio de 32%), e o fortalecimento da agricultura local e da segurança alimentar nas escolas da região.

Já a atuação do Crescer na cadeia da apicultura, entre 2017 e 2020, também trouxe resultados expressivos. A renda média dos produtores atendidos aumentou 66%.

Outra iniciativa transformadora do programa foi o eixo voltado à juventude. De 2021 a 2023, o projeto “Jovens do Crescer” capacitou mais de 2 mil jovens com foco em empregabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Em parceria com a ONG TechnoServe, o programa ofereceu aulas sobre elaboração de currículo, técnicas para entrevistas de emprego, orientação vocacional e planejamento de carreira. Os cursos incluíam ainda habilidades emocionais, informática e práticas de gestão. Os resultados foram expressivos: aumento médio de 25% na renda dos jovens participantes e um salto na autoestima, segundo avaliações qualitativas colhidas pela equipe do projeto.

Entre 2021 e 2023, o Crescer também investiu no fortalecimento institucional dos governos locais. Agentes públicos foram capacitados em temas como compras públicas, a nova Lei de Licitações e gestão do conhecimento para políticas públicas.

Esse apoio visou aumentar a eficiência das administrações municipais e estimular o desenvolvimento econômico interno. Com o programa, foram viabilizadas licitações que somaram R$ 257 milhões, beneficiando os pequenos produtores locais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas