AngloGold Ashanti e Kinross somam esforços no combate à pandemia do coronavírus
A AngloGold Ashanti e a Kinross Brasil Mineração, as duas maiores produtoras de ouro do Brasil, investiram mais de R$ 4 milhões em ações de combate à pandemia de Covid-19. Esses recursos foram revertidos para compra de equipamentos e veículos para hospitais, incluindo respiradores e ambulâncias, e para a produção de itens necessários para evitar o contágio, como 70 mil máscaras distribuídas à população.
Envolvida desde o início da pandemia em medidas de combate e prevenção ao Covid-19, a Kinross Brasil Mineração reforçou suas frentes de suporte ao município de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, onde atua, destinando recursos de cerca de R$ 2,5 milhões, traduzidos em ações efetivas de aquisição de equipamentos para os centros de saúde e de máscaras para comunidades.
Foram doados pela Kinross 6 mil kits de testes rápidos para o sistema de saúde pública da cidade, assim como 1,7 mil exames PCR e mais de 30 mil máscaras de tecido. A empresa participou de chamada pública da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para a compra de respiradores para hospitais mineiros.
A Kinross arrecadou recentemente 6 toneladas em doações para o Banco de Alimentos de Paracatu, em parceria com a Mesa Brasil Sesc – programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos, do Serviço Social do Comércio. A iniciativa fez parte das comemorações do 1º de maio.
A Kinross segue atuando nas ações desenvolvidas em apoio à Secretaria Municipal de Saúde e participa do Movimento Paracatu Integrada no combate ao Covid-19. Liderado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu e composto por empresas e instituições locais, o grupo tem como um de seus objetivos alcançar a marca de uma máscara doada para cada um dos 100 mil habitantes do município.
O presidente da Kinross Brasil, Gilberto Azevedo, destaca que a empresa atua permanentemente em favor do desenvolvimento socioeconômico de Paracatu e que, durante a crise, intensifica suas ações, fiel aos seus princípios mais caros. “Para a Kinross, a saúde e a segurança das pessoas são um valor inegociável e isto envolve nossos empregados, parceiros, fornecedores e as comunidades”, afirma.
A AngloGold Ashanti, indústria mais longeva do Brasil com 185 anos de atuação, também tem apoiado as comunidades onde atua no País no combate ao coronavírus. Além de medidas para operar em segurança, a empresa já investiu mais de R$ 1,6 milhão em Minas Gerais e Goiás, incluindo doações para hospitais públicos das cidades onde opera – Hospital Nossa Senhora de Lourdes (Nova Lima), Santa Casa de Sabará, Hospital Santa Casa Nossa Senhora das Mercês (Santa Bárbara), Hospital Waldemar das Dores (Barão de Cocais), Santa Casa de Caeté, Unidade de Saúde Mista Dr. Francisco dos Santos Cabral (Raposos) e o Hospital Municipal de Crixás.
A empresa também promoveu a distribuição de 42 mil máscaras produzidas por projetos sociais das comunidades, gerando renda e proteção para os municípios vizinhos.
“Nosso papel como indústria da mineração é estar sempre juntos da sociedade. Neste momento de combate à pandemia do Covid-19, a AngloGold Ashanti Brasil reforça seu compromisso com as comunidades e municípios que hospedam suas operações”, ressalta o vice-presidente da AngloGold Ashanti no Brasil, Camilo de Lelis Farace.
Segundo Farace, a atuação é adicional a todos os demais esforços da AngloGold Ashanti para combate ao coronavírus, como a utilização de máscaras de proteção, intensificação de todas as rotinas de desinfecção e limpeza, aplicação de testes rápidos e exames, medição com termômetro infravermelho da temperatura de todos os empregados diariamente, adoção de home office para funções elegíveis e grupos de risco e a criação de uma central de atendimento, entre outras ações.
A AngloGold Ashanti também firmou um compromisso de manutenção dos empregos durante 60 dias. A medida, que passou a valer a partir do dia 17 de abril, é uma adesão da produtora de ouro ao movimento #nãodemita, que incentiva companhias de diversos setores a manter o seu quadro de empregados no período de crise. Com a medida, 4.700 famílias são beneficiadas. (Da Redação)
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