Negócios

Aplicações de tecnologia são foco de novo escritório da SoftwareOne em BH

Conceito propõe trabalho presencial apenas se houver um “objetivo maior”
Aplicações de tecnologia são foco de novo escritório da SoftwareOne em BH
Belo Horizonte nos oferece um ecossistema de inovação robusto, afirma Otávio Argenton | Crédito: Divulgação / SoftwareOne

O novo escritório da SoftwareOne em Belo Horizonte, multinacional suíça de software e soluções em nuvem, foi projetado sob o conceito de escritório com propósito e consumiu R$ 1 milhão em tecnologia e adaptações. A área, de 312 metros quadrados, tem capacidade para receber até 60 colaboradores.

O conceito de escritório com propósito consiste em trabalhar presencialmente apenas se houver um objetivo maior. Desta forma, não há obrigatoriedade de comparecer à empresa, ficando a critério do colaborador a decisão entre o presencial e o home office.

Segundo o country manager da SoftwareOne no Brasil, Otávio Argenton, entre as razões que motivaram a escolha de Belo Horizonte para acolher o novo modelo de escritório, está o fato desta ser a “cidade natal” da SoftwareOne no Brasil. A cidade também abriga a “SoftwareOne Academy, responsável pela formação e qualificação dos profissionais de tecnologia que vão trabalhar na empresa”.

“Começamos no Brasil a partir de Belo Horizonte, em 2007, mas muito mais do que isso, a cidade nos oferece um ecossistema de inovação robusto, com várias e excelentes universidades que formam uma mão de obra de qualidade e menos propensa ao turnover do que em outras praças”, explica Argenton.

O objetivo do novo espaço é dar flexibilidade e autonomia para os colaboradores mantendo o foco nas entregas. Além disso, o novo endereço foi projetado levando em conta critérios de sustentabilidade, integrando soluções que respeitam a natureza e são economicamente viáveis.

“Mais importante que a vista única da cidade em 360 graus, que é um presente para quem vem aqui, o projeto do escritório foi feito em cima de critérios da mentalidade ESG, desde o uso da iluminação natural até ao consumo praticamente zero de papel e a responsabilidade com a qualidade de vida dos nossos colaboradores. A SoftwareOne é uma empresa de tecnologia que sabe que é feita de pessoas e que elas vão trabalhar melhor quanto mais satisfeitas elas estiverem”, pontua.

Presente em 93 países, a SoftwareOne faturou globalmente R$ 5 bilhões em 2023. O Brasil está entre os dez principais mercados da companhia. No País, são 350 colaboradores, sendo 120 em Belo Horizonte. Entre os principais setores atendidos pela empresa no Brasil estão: agronegócio, varejo, educação, finanças e saúde.

Com soluções em inteligência artificial (IA), nuvem, cibersegurança, aplicações, SAP, entre outras, a SoftwareOne se volta para a redução de custos e otimização de recursos e eficiência dos processos dos seus clientes.

Entre as tendências de tecnologia para o futuro, o executivo aposta na hiperautomação.

“Não vivemos mais a era da transformação digital, mas da evolução digital. De uma maneira ou de outra, a tecnologia está posta, o diferencial é como vamos utilizá-la para melhorar processos, termos pessoas e empresas mais produtivas e tudo isso com ética e responsabilidade coletiva. Hoje, a sociedade cobra das empresas as consequências de cada decisão tomada. Vejo em um futuro muito próximo a hiperautomação com decisões tomadas pelas máquinas. Isso vai permitir que ainda mais o nosso nível de predição de problemas. Já existe IA capaz de ouvir o barulho de uma máquina dentro da indústria e detectar um problema futuro. A partir desse dado, ela mesma antecipa a manutenção”, completa o country manager da SoftwareOne no Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas