Aplicativo 99 Moto já atende 282 cidades mineiras

Às vésperas de completar dois anos em Minas Gerais, o aplicativo 99 Moto comemora a rápida expansão pelo Estado, presente, agora, em 282 municípios. Apenas no último ano, o número de corridas diárias pelo aplicativo na Capital teve um crescimento de mais de 50%.
De acordo com o diretor de Duas Rodas da 99, Luis Felipe Gamper, Belo Horizonte apresentou um engajamento excelente desde o início da operação e o Estado ainda reserva muitas oportunidades para categoria.
“Belo Horizonte é uma grata surpresa no Sudeste. Os picos são nos horários de rush. Historicamente, o Nordeste é a grande praça e BH nos surpreendeu. Isso, claro, está ligado ao menor custo – até 30% menor do que o do carro – e à agilidade. Um dos principais usos é para as pessoas se conectarem ao transporte público. Para muita gente é uma questão de segurança, especialmente para as mulheres que não querem andar sozinhas no início da manhã e no fim da noite. Elas se sentem mais seguras de moto que a pé. E preferem a moto ao carro porque não é um ambiente fechado com outra pessoa”, explica Gamper. Na Capital as mulheres já são 59% dos usuários do serviço e muitas já ocupam o posto de piloto da 99Moto.
E é justamente dessa forte relação que vêm os dados que subsidiam toda a política de segurança da companhia, tanto do ponto de vista das ocorrências de acidentes de trânsito como de assédio moral e sexual.
As medidas de proteção com ferramentas tecnológicas e de treinamento são, inclusive, compartilhadas com a matriz do grupo, na China, e com as demais empresas espalhadas pelo mundo.
“Escutamos muito os passageiros e os motociclistas. O tempo todo são feitos treinamentos e aqueles que têm maior frequência no aplicativo são chamados para capacitações especiais com o objetivo que se tornem multiplicadores entre os colegas. Existem cartilhas tanto para motoristas como para passageiros. Somos rigorosos nos casos de assédio, que, por incrível que pareça, no caso das motos, acontecem mais entre homens do que com mulheres”, destaca.
Ao mesmo tempo que expande a base de operações, o aplicativo de motos traça estratégias para se integrar aos esforços globais pela descarbonização da economia e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
“As motos são uma opção mais limpa do que os carros porque são capazes de andar distâncias muito mais longas com a mesma quantidade de combustível. Mas isso não limita os nossos esforços e metas. No caso dos carros, temos uma parceria com a BYD e já temos carros elétricos em uso. Vamos expandir isso. Queremos fazer isso também com as duas rodas. A moto elétrica funciona bem e tudo indica que a eletrificação da frota de motos será mais rápida que a de carro”, avalia o diretor de Duas Rodas da 99.
Ouça a rádio de Minas