Usuários já podem negociar valor de corrida no 99

Os usuários do 99 no Brasil, controlado pela Didi Chuxing, gigante chinês de transporte por aplicativo, já podem negociar os valores das corridas. A nova modalidade do app de mobilidade, o ’99Negocia’, permite que passageiros e motoristas flexibilizem preços mediante interesses pessoais. A ferramenta já está disponível em mais de 800 municípios brasileiros.
“Isso é parte do esforço que estamos fazendo para tentar trazer um pouco de inovação e oferecer mais opções e um portfólio mais completo para nossos motoristas e passageiros regulamentados”, informou o diretor de estratégia e novas categorias da 99, Leonardo Japur.
Depois de quase um ano em fase de testes em municípios de pequeno e médio portes e algumas capitais, a 99 expande a modalidade para grande parte do País, movimento que começou em setembro deste ano e, agora, chega à capital mineira. O serviço permite que usuários e condutores determinem, em comum acordo, um preço justo para a viagem.
Para Japur, a flexibilidade para atingir o preço justo é a maior vantagem do novo produto. “A ferramenta permite ao usuário vantagens caso ele tenha pressa, permitindo a ele negociar um valor mais alto e conseguir um carro mais rápido, assim como preços mais baratos para aquele que tem tempo e prefere economizar”, explica Japur. Da mesma forma, permite ao motorista que queira faturar, optar por corridas mais caras ou fazer mais baratas e ganhar no volume com tarifas mais baixas.
A empresa já possui o serviço funcionando em 800 municípios e até em grandes cidades do País, mas, agora, está ampliando de forma mais robusta e completa. A ferramenta chegou em outubro no Rio de Janeiro (RJ), este mês em Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) e, no final de novembro, estará em São Paulo (SP).
De acordo com Japur, analisando as cidades onde o serviço já funciona, a proposta deu certo dentro do propósito dela. Ele explica que a modalidade 99Pop continua sendo a categoria principal, “mas percebemos claramente que existe o nicho, e que em alguns casos e alguns perfis de usuários, a modalidade se encaixou muito bem, o que fez sentido ampliarmos para o Brasil inteiro”, explicou. A empresa não abre o número e nem o percentual de usuários da nova modalidade, mas garante que é um sucesso quando chega às cidades.
Para os motoristas que optarem pelo 99Negocia, a taxa paga para a empresa é diferente da modalidade 99Pop. O diretor explica que na 99Pop a taxa varia de acordo com uma série de algoritmos e condições, já no 99Negocia, a taxa é fixa e, neste momento promocional, R$ 0,99. “Então, se o motorista fizer uma corrida de R$ 20, ele ganhará R$ 19,01 na modalidade 99Negocia, recebendo praticamente todo o valor da corrida”, comenta Japur.
Nas modalidades tradicionais, a taxa mais alta é de 11%. “É uma taxa que a gente entende que é bem competitiva e bem atrativa para o motorista. E que permite em várias situações que o passageiro pague menos e o motorista ganhe mais”, diz.
Em Minas, o novo serviço já está disponível em outros municípios como Uberaba e Alfenas, e está previsto para chegar a Sete Lagoas. Toda a ampliação, de acordo com Japur, é resultado de um marco da empresa, que este ano expandiu sua presença em 106%, se consolidando como o único aplicativo de mobilidade presente em mais de 3.300 municípios brasileiros e tornando-se líder em cobertura territorial no País em quatro e duas rodas.
O novo serviço também permite que os usuários usufruam de diversas formas de pagamento, incluindo Pix, dinheiro, cartão de crédito, débito e saldo da 99Pay, a carteira digital da 99, de forma conveniente para todos os envolvidos.

Corrida via 99Negocia
Para solicitar uma corrida da categoria nas cidades em que ela já está presente, o passageiro deve acessar normalmente o app da 99 e colocar o endereço de destino. Em sequência, o 99Negocia vai aparecer entre as opções disponíveis, já com um valor sugerido e botões que permitem ao passageiro alterar o valor.
O passageiro pode seguir com o preço sugerido ou fazer uma oferta. Após a confirmação, os motoristas recebem a chamada e podem avaliar as informações do solicitante e da viagem, além de fazer uma contraproposta seguindo a necessidade do motorista. Se não houver acordo, o passageiro pode solicitar outro veículo.
Como os valores são pré-negociados, a categoria não permite mudanças de rota ou desvios durante o trajeto. Além da nova modalidade de viagens, os motoristas parceiros e os passageiros continuam tendo à disposição todas as outras categorias da empresa, como 99Pop e a 99Plus.
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