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Aplicativo de entregas ultrarrápidas opera em BH

Minas representa de 10% a 15% do faturamento da empresa; participação deverá saltar para 30% até o fim de 2022
Aplicativo de entregas ultrarrápidas opera em BH
(da esquerda para direita) Rodrigo Maroja, Alex Bretzner e Rafael Vasto: a Daki é um mercado 100% digital | Foto: Gabriel Reis

Atuando em Belo Horizonte desde o início do ano, a Daki, aplicativo de mercado 100% digital e pioneiro em entregas ultrarrápidas do segmento, já opera na capital mineira com dez dark stores. O serviço está disponível em 13 bairros, um deles em Nova Lima (RMBH). Com isso, Minas Gerais representa hoje de 10% a 15% do faturamento da empresa, participação que deverá saltar para cerca de 30% até o fim de 2022.

O Estado foi o terceiro a receber lojas da Daki, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Para atender à demanda, a rede conta também com um Centro de Distribuição (CD) em Contagem (RMBH). Tamanho o crescimento do mercado belo-horizontino, que, em poucos meses de operação, o espaço, antes localizado no bairro São Francisco, na região da Pampulha, precisou ser ampliado e a solução foi mudar de endereço.

“Com três meses, já foi preciso ampliar o atendimento. Triplicamos a capacidade do CD ao fazer essa mudança e conseguimos, com isso, aumentar o número de dark stores”, diz.

Hoje o aplicativo atende às regiões de Savassi, Prado, Nova Suíça, Gutierrez, Floresta, Cidade Nova, Estoril, Buritis, Belvedere, Caiçaras, Carlos Prates, Alto Caiçaras e Vila da Serra (em Nova Lima). E a expansão permanece. Embora não revele detalhes, o City Growth Manager da Daki, Vitor Borba, afirma que existe a expectativa de atender a outras regiões ainda neste exercício.

Aplicativo Daki

A Daki é um mercado 100% digital que surgiu para oferecer um modelo disruptivo e inovador para o varejo. Foi a primeira empresa a oferecer este modelo de negócio no País em 2021. A startup implantou um modelo de operação logística inédito no mercado, com uso e análise de dados em tempo real e processos pensados para a operação on-line.

O modelo permite que os pedidos sejam recebidos e separados em dark stores, que são organizadas como minimercados especializados locais. “Diferentemente de outros aplicativos, os shoppers da Daki não fazem compras, pois estão dentro de mercados da própria plataforma. Isso agiliza o atendimento. Quando finalizado, o pedido vai direto para o entregador que aguarda dentro da loja, que tem um espaço com água, banheiro, carregador para celular, que podem usar enquanto esperam”, explica o City Growth Manager.

A localização de cada dark store é escolhida com base em dados populacionais, bem como nas tendências de consumo, com um raio de distância que permite à Daki oferecer um serviço mais regionalizado e estratégico.

Com menos de um ano de operação, a empresa recebeu o status de unicórnio após levantar US$ 260 milhões em sua Series B, atingindo um valor de mercado de US$ 1,2 bilhão. Hoje, conta com mais de 90 dark stores nos três estados de atuação, projetando chegar a 150 ainda 2022.

A Daki atende uma área de mais de 700 quilômetros quadrados e possui mais de 800 funcionários. Somente em Belo Horizonte são mais de 70 empregos diretos e há perspectiva de abertura de novas vagas.

Uma das estratégias da empresa para crescer, além de investir fortemente em dados e análise do comportamento do consumidor, é oferecer produtos locais. Atualmente, mais de 300 produtos locais estão em cadastro para incorporar o sortimento de produtos do aplicativo, que conta com mais de 1.500 artigos divididos em 20 categorias.

“Quando chegamos a Belo Horizonte, o sortimento era bem padrão. Aos poucos estamos trabalhando marcas locais e de relevância para os mineiros, entre sucos, temperos, cervejas, pão de queijo e doces. Temos percebido que, a cada novo produto, as vendas aumentam ainda mais”, comemora.

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