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Aplicativo HMed mantém hospitais e médicos conectados

Aplicativo HMed mantém hospitais e médicos conectados
Aplicativo permite que os médicos acompanhem a evolução dos pacientes remotamente | Crédito: Divulgação

Hospitais mineiros estão adotando uma ferramenta que permite que os médicos acessem os dados dos pacientes remotamente.

O aplicativo HMed surgiu a partir da necessidade de agrupar informações para os profissionais, incluindo o histórico hospitalar, otimizando o tempo de atendimento. E, diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, tem se mostrado bastante eficaz.

A informação é do sócio da Hammer, startup que atua na área da saúde, sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Carlos Schuster. Segundo ele, entre os clientes localizados no Estado estão os hospitais Felício Rocho, Hospital da Baleia, Hospital Vera Cruz, Hospital Mário Palmério (Uniube em Uberaba) e Centro Oncológico do Triângulo.

“A solução está sendo muito requisitada agora na pandemia, pois permite que os médicos acompanhem a evolução dos pacientes remotamente. O aplicativo também permite receber alertas de liberação de exames, casos críticos, movimentação de pacientes, alertas administrativos, entre outros”, explicou.

Ainda conforme Schuster, há outras ferramentas do tipo no mercado, mas o principal diferencial do HMed diz respeito à compatibilidade com o sistema mais utilizado pelas redes hospitalares em todo o Brasil, o MV.

“A gente já vinha trabalhando nesta solução há um ano e meio, com forte atuação no Sul e no Nordeste. Mas a chegada do coronavírus ao País intensificou a demanda em outras regiões”, afirmou.

Dessa forma, a startup começou a disponibilizar a ferramenta de forma gratuita para hospitais em todo o Brasil, o que elevou ainda mais o volume de interessados pelo sistema. “Diante do momento crítico de combate ao coronavírus, estamos disponibilizando a solução gratuitamente para todos os hospitais e trabalhando em regime de urgência para implantar e liberar a ferramenta rapidamente”, disse.

De acordo com o empresário, o período de gratuidade do aplicativo varia de acordo com o porte do hospital, mas pode chegar a 90 dias. “Muitos – em torno de 30 clientes – já renovaram os contratos, justamente pela eficácia do recurso. E mais uns 30 estão utilizando gratuitamente e há grande possibilidade de estenderem os acordos”, apostou.

Entre outras funcionalidades, o aplicativo permite acompanhar todas as atividades do hospital, trocar informações entre os profissionais e o setor administrativo, acessar as informações dos pacientes, receber notificações a respeito de cada tratamento, oferece chat de conversa, consulta aos pagamentos dos serviços prestados pelo médico e acompanhamento do relatório financeiro recebido e a receber por cada profissional médico.

A Hammer está no mercado desde 2015 e é especializada no desenvolvimento de softwares e projetos sob demanda para diversos setores, além de oferecer soluções em assistência técnica especializada e operação de serviço de softwares.

A empresa atua em dois segmentos principais: no setor privado de saúde e na área pública. Ao mesmo tempo em que a pandemia afetou os contratos da área pública, levando a diminuição de horas de serviços prestados, a área da saúde tem recebido grande volume de pedidos e demandas.

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