Aplicativos de mensagens alavancam operações no setor industrial

Setores de vestuário, bens de consumo, farmacêutico, construção civil e automotivo estão cada vez mais em adesão crescente à transformação digital. Esses segmentos do setor industrial estão adotando os aplicativos de mensagens instantâneas para impulsionar suas operações.
Um estudo conduzido pela International Data Corporation (IDC), comissionado pela Yalo, plataforma de comércio conversacional, revela que 66% das empresas na América Latina já implementaram tecnologias para gerir relações B2B (empresas que fornecem produtos e serviços para outras empresas).
Segundo dados da Meta, 40% das empresas no País estão utilizando anúncios no Facebook e Instagram que direcionam diretamente para canais no WhatsApp. O formato “Clique-para-Mensagem”, aliás, tem se destacado, levando os consumidores para o WhatsApp, onde as marcas podem iniciar conversas personalizadas. Além disso, as empresas brasileiras já disponibilizaram 1,75 milhão de catálogos no aplicativo, acessados por 13 milhões de usuários mensalmente. A receita diária proveniente desses anúncios cresceu mais de 80% no Brasil em relação ao ano anterior, contribuindo globalmente com US$ 10 bilhões anuais para a empresa.
As indústrias pesquisadas relatam que adotaram o c-commerce para mitigar desafios operacionais, incluindo problemas de abastecimento de pedidos. Essa solução proporciona visibilidade em tempo real do estoque de produtos em lojas físicas e virtuais, melhorando a experiência do cliente e estabelecendo uma abordagem omnicanal proativa que compreende o contexto de compra do consumidor, recomendando ações personalizadas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Ferramentas como chats de vídeo interativos, para contato constante com profissionais em campo, a hiper personalização de mensagens e notificações de ofertas aprimorada com tecnologias disruptivas como a inteligência artificial têm sido o grande pulo do gato. O impacto nos negócios com o comércio conversacional é excepcional. Fornecedores, parceiros e clientes são beneficiados de forma completa com ele”, diz a diretora de Marketing da Yalo no Brasil, Roberta Costa.
Comércio colaborativo no setor industrial
A pesquisa da IDC aponta que o c-commerce oferece vantagens significativas para diversas indústrias, incluindo a farmacêutica, auxiliando os proprietários de drogarias na gestão e controle de medicamentos que requerem condições especiais de armazenamento e temperatura.
Roberta Costa enfatiza ainda que, há cinco anos, a empresa já previa o direcionamento do comércio para vendas por meio de aplicativos de mensagens. Ela destaca que os aplicativos de mensagens e redes sociais têm se tornado mais do que meros meios de comunicação, transformando-se em ferramentas para impulsionar negócios e incrementar as vendas. Este insight foi fundamental para o surgimento da Yalo.
Ouça a rádio de Minas