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ArcelorMittal amplia rede de lojas próprias

ArcelorMittal amplia rede de lojas próprias
A ArcelorMittal está reforçando a presença digital e já lançou um modelo próprio de e-commerce | Crédito: Eduardo Rocha / RR

Ter “lojas da fábrica” é uma estratégia cada vez mais comum entre indústrias que querem se comunicar diretamente com o consumidor final, projetando a marca e ouvindo diretamente as críticas, desejos e necessidades do usuário.

Desde 2017, a ArcelorMittal investe em um projeto de lojas próprias. Já com 13 unidades, a empresa acaba de inaugurar a primeira unidade (virada pra rua) em Belo Horizonte, no bairro Caiçara (região Noroeste), e divulgar seu modelo de franquias.

De acordo com a gerente de Estratégia de Varejo da ArcelorMittal, Silmara Vernucio, faltava ter uma unidade na Capital e a região da avenida Pedro II foi escolhida por reunir outros fornecedores de insumos para a construção civil.

“Belo Horizonte é a casa do segmento de aços longos da ArcelorMittal e faltava um espaço de varejo na cidade. Na verdade, já tivemos uma loja dentro da nossa unidade de distribuição no bairro Olhos d´Água (região do Barreiro), mas agora temos uma loja realmente virada para rua, em uma região tradicional desse tipo de comércio. O mercado na Capital é muito atraente e a nossa intenção é abrir mais uma loja na cidade ainda no segundo trimestre”, explica Silmara Vernucio.

Além da segunda loja em Belo Horizonte, o objetivo da siderúrgica é inaugurar outras quatro unidades ao longo do ano. As praças ainda não foram anunciadas. Além disso, a empresa está reforçando a presença digital e já lançou um modelo próprio de e-commerce.

“Começamos a pensar nesse modelo de varejo antes da pandemia, há três anos. Eu era do marketing e sentia necessidade de ter mais contato com o consumidor para melhorar a própria indústria. Começamos com lojas físicas por entender que o aço é um produto que parece distante, mas está muito mais próximo do que a pessoa imagina. Pessoas que fazem esculturas, por exemplo, ou pequenos produtores de cadeiras de praia são nossos clientes nas lojas. Paralelamente a isso, lançamos os canais digitais, vendemos no e-commerce para consumidores finais e pequenos varejistas”, destaca.

O ambiente possui design e atendimento diferenciados e disponibiliza mais de 200 produtos em aço nas linhas: construção civil, indústria, cercas, soldas e arames, tubos, chapas e produtos complementares para transformação do aço.

Para se tornar um franqueado é preciso fazer um investimento médio de R$ 700 mil. Mesmo antes de fazer uma divulgação massiva do modelo, já existem três unidades franqueadas em operação no interior de São Paulo.

“Agora já estamos aptos a multiplicar nosso modelo de varejo. Estamos lançando o modelo de franquias. Temos localidades mapeadas, levando em conta diversos parâmetros como população, crescimento horizontal, perfil de consumo, desempenho do setor de construção civil, entre outros. Para ser um franqueado, o candidato, além do capital, precisa ter uma veia empreendedora e perfil comercial, mas não necessariamente precisa entender de aço. Esse conhecimento a gente disponibiliza para a pessoa. O que exigimos é a garantia de que esse empresário cuide do negócio”, pontua a gerente de Estratégia de Varejo da ArcelorMittal.

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