Negócios

ArcelorMittal conquista certificações internacionais

Empresa recebeu a certificação internacional ResponsibleSteel Core Site
ArcelorMittal conquista certificações internacionais
Foto: Reprodução Adobe Stock

A ArcelorMittal — maior produtora de aço no Brasil — recebeu a certificação internacional ResponsibleSteel Core Site para seis unidades de negócios, sendo duas em Minas Gerais, em Juiz de Fora (Zona da Mata) e Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte). No Rio de Janeiro estão incluídas as unidades de Resende e Barra Mansa (RJ). E no estado de São Paulo, a capital paulista e Piracicaba.

De acordo com a empresa, a conquista segue três certificações anteriores de unidades em 2022 e 2023, sendo uma em Minas, João Monlevade, na região Central do Estado, além de Tubarão (ES) e Vega (SC). Com isso, a empresa fecha o ciclo de certificações de todas as suas usinas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. Quarenta sites do Grupo ArcelorMittal na Europa já foram certificados.

O ResponsibleSteel é a primeira norma padrão instituída no mundo para destacar práticas líderes em ESG no setor e conforme a empresa, a ArcelorMittal foi a primeiradas Américas a ter uma unidade certificada. Para conquistar a Core Site Certification, as plantas industriais atendem a rígidos padrões de sustentabilidade do ResponsibleSteel, que prevê 13 princípios ambientais, sociais e de governança na produção e consumo.

As iniciativas avaliadas vão desde a infraestrutura de operação e os processos produtivos, até a forma como a empresa gerencia seus colaboradores ou se relaciona com a comunidade. 
Entre as ações que fizeram parte desse processo estão o Plano Diretor de Biodiversidade, o Estudo de Previsibilidade de Bacias, o fomento aos projetos promovidos pela Fundação ArcelorMittal e melhorias estruturais nas áreas comuns das unidades industriais para maior segurança e conforto dos trabalhadores próprios e terceiros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O processo de certificação durou aproximadamente 18 meses, com mais de 120 horas de treinamento e 150 horas dedicadas ao acompanhamento das ações.

Meta

“Nossa expectativa é alcançarmos 100% das operações de produção de aço da ArcelorMittal no Brasil certificadas, até o próximo ano, atendendo aos mais altos padrões e critérios de sustentabilidade. Com isso, iremos garantir que 42% da produção do aço no Brasil é sustentável”, destaca o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula. 

A empresa certificadora, a DNV Brasil, avalia critérios como a conduta responsável nos negócios, a segurança e saúde no trabalho, a escuta às necessidades dos stakeholders, o controle dos impactos socioambientais, a gestão dos recursos hídricos, a emissão de gases de efeito estufa, a proteção à biodiversidade, entre outros.

Para a CEO do ResponsibleSteel, Annie Heaton, o anúncio é significativo, dada a posição estratégica do Brasil na produção de aço. “Essas certificações significam que mais de um terço da capacidade da indústria no País agora tem o certificado ResponsibleSteel. À medida que o Brasil se prepara para sediar a COP30 no final deste ano, é importante ver a indústria siderúrgica colocar seus compromissos de sustentabilidade em ação, não apenas para descarbonizar, mas para fazê-lo ao mesmo tempo que assume a responsabilidade pelas pessoas e pela natureza”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas