Área de vendas exige nova abordagem

Os inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19 obrigaram profissionais de todas as áreas a se reinventarem. A crise causada pelo coronavírus e o chamado “novo normal” deixaram consumidores ainda mais exigentes e atentos às especificidades dos produtos.
Essas mudanças evidenciaram a necessidade de os vendedores saberem se comunicar de forma personalizada, sendo flexíveis e se adaptando às mudanças impostas pela digitalização acelerada.
A avaliação é de Carol Manciola, CEO da Posiciona – Educação e Desenvolvimento, empresa de educação corporativa com foco nas áreas de vendas e atendimento. A empresa oferece soluções educacionais corporativas e, nos últimos três anos, já capacitou mais de 80 mil pessoas em todo o País e atendeu mais de 70 empresas em diferentes áreas.
Conforme a especialista, diante do novo cenário os consumidores ficaram ainda mais exigentes e atentos às especificidades de qualquer produto. Isso tem apontado a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades para os profissionais de vendas. “O cliente precisa ser muito bem atendido em sua jornada de compra e, por isso, a conexão com o consumidor sempre será o grande diferencial”, indicou.
Carol Manciola ressaltou que as principais características para a qualificação desses profissionais está em pelo menos quatro habilidades, que têm, inclusive, se mostrado essenciais para quem deseja se recolocar no mercado de vendas em 2021. São elas: habilidade comportamental, empatia, alfabetização digital e autoconhecimento.
As habilidades comportamentais, por exemplo, se tornaram muito evidentes a partir da humanização das empresas e dos processos. Hoje é necessário que os vendedores saibam equilibrar diversos e diferentes comportamentos diante de imprevistos e dificuldades dos contextos que possam vir a enfrentar.
“Atuar com o pensamento crítico e criatividade ajuda no desenvolvimento das habilidades comportamentais para se comunicar com clareza e objetividade, amplia a capacidade de lidar e resolver problemas, além de oferecer ofertas bem empacotadas e conectadas ao perfil do consumidor”, explicou.
Na empatia, segundo a executiva, “mora a essência da venda”. E neste caso, de acordo com ela, não é apenas questão de se colocar no lugar do outro ou tratar o outro como gostaria de ser tratado. Empatia tem a ver com estar preparado para fazer jus à confiança que o cliente deposita na loja.
Quanto à alfabetização digital, conforme a consultora de vendas, independentemente do nível hierárquico ou da área de atuação, todo profissional deve ter um conhecimento atualizado e constante sobre soluções tecnológicas que auxiliam na personalização do atendimento e relacionamento.
E o autoconhecimento, conforme a especialista, tornou-se a ferramenta-chave para entender as características e qualidades do profissional e identificar as necessidades que precisam ser desenvolvidas.
“O vendedor hoje não pode ser mais um mero tirador de pedidos. Precisa ser um consultor, que foca na solução do cliente”, concluiu.
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