Negócios

Artéza abre gastrobar em Contagem

Projeto como um todo deve consumir aportes da ordem de R$ 600 mil e pode ficar pronto até o fim de 2022
Artéza abre gastrobar em Contagem
Novo endereço da Artéza também vai abrigar um brew pub, produzindo os 16 estilos de cervejas da marca | Crédito: Divulgação

A Cervejaria Artéza com fábrica no bairro Prado, na região Oeste da Capital, acaba de chegar também a Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Funcionando há cerca de um mês como gastrobar, o novo endereço também vai abrigar um brew pub, produzindo os 16 estilos de cervejas da marca. O projeto como um todo deve consumir aportes da ordem de R$ 600 mil e ficar pronto até o fim de 2022.

Outra novidade diz respeito ao e-commerce da cervejaria. O endereço virtual confere mais comodidade aos consumidores e disponibiliza não apenas as cervejas Artéza, mas também taças, copos, combos de chope e kits de presente, além de produtos de parceiros. O grande destaque são as latas recém-lançadas.

As informações são do sócio-proprietário da Artéza, Marlos Pires Gonçalves. Segundo ele, o investimento visa à consolidação da casa, que já é sucesso em Belo Horizonte e também na RMBH. Para isso, foi escolhido um imóvel que já abrigou grandes restaurantes, como o tradicional La Madre, que marcaram a gastronomia da cidade. No local, será montada uma cozinha cervejeira com capacidade para 500 litros, bem exclusiva, e tanques de fermentação estão sendo instalados na área externa. O estacionamento será utilizado também para eventos, shows e feiras.

“A Cervejaria Artéza valoriza a arte em todos os sentidos. E, assim como no Prado, estamos oferecendo oportunidade para artistas, com um estacionamento que pretendemos explorar para eventos culturais. A casa vai disseminar a cultura cervejeira em Contagem, oferecendo ao público uma boa variedade de cervejas e chopes artesanais a preços justos e também uma cozinha toda feita à mão”, afirma.

No cardápio, os 16 estilos produzidos pela cervejaria. Os destaques são a Jack Porter, cerveja maturada em lascas de carvalho francês com adição do whisky Jack Daniels. Uma edição limitada. E a GoiAPA, que é uma APA com polpa de goiaba fresca. Além disso, há apilsen, MunichHelles, BelgianPale Ale, American Wheat, Juliana Sour Catharina Sour, ViennaLager, Brown Lager, IrishRed Ale, Pale Ale Irlandesa, Session IPA, American IPA, Bruto Imperial stout. Além disso, todo o cardápio foi pensado para harmonizar com as bebidas.

Conforme Gonçalves, a cervejaria fabrica de 7 mil a 10 mil litros por mês e o plano é, pelo menos, inicialmente, manter os processos produtivos no Prado e na RMBH – sempre para consumo próprio dos bares. “Focamos no nicho de exclusividade para as pessoas que frequentam a casa”, diz.

Origem da cervejaria

A Artéza é uma cerveja artesanal fundada há seis anos, que utiliza apenas ingredientes nobres em seu processo de produção. Recebeu esse nome por ser um produto totalmente caseiro e natural. Inicialmente, as receitas da Artéza foram desenvolvidas para ser degustadas apenas em reuniões de família.

Em 2019, a marca investiu em sua própria casa, o Espaço Artéza, um quintal aconchegante no Prado. Essa ideia veio para que a cervejaria tivesse seu próprio templo, e se relacionar diretamente com os clientes, num local onde haveria também música, cultura e gastronomia. O conceito foi ampliado para Contagem.

O local possui uma decoração mais rústica e eclética, com ambientes internos e externos e até mesmo um carro antigo como parte do cenário. O salão principal comporta a imponente torre-chopeira, composta por 12 torneiras. Oito delas trazem as produções frescas da Cervejaria Artéza e as outras quatro são para cervejarias convidadas e parceiras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas