Negócios

Atendimento brasileiro é mais amigável do que americano

Brasileiros têm uma cultura melhor de agradar o cliente
Atendimento brasileiro é mais amigável do que americano
Crédito: Freepik

São Paulo – Na valorização do ponto de venda físico, os americanos têm muito a aprender com os brasileiros quando o assunto é atendimento segundo o presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho.

“Fiquei até admirado de ver empresas americanas preocupadas com a questão de serem mais ‘friendly’ [amigáveis] com o cliente, uma vez que o varejo americano tem fama de ser muito objetivo. Isso soa quase como uma ‘latinização’ do atendimento, no melhor sentido”, diz.

Nesse quesito, afirma, as varejistas brasileiras em geral estão muito bem posicionadas, com uma cultura de agradar o cliente e oferecer alternativas que caibam no orçamento, como produtos de marca própria.

Gostar de gente é um diferencial dos comerciantes brasileiros em relação aos americanos, diz o presidente da Renner. “O nosso time gosta muito mais de servir, de atender, de trabalhar em varejo do que os americanos”, afirma Faccio. “O nível de serviço prestado pelas pessoas é muito melhor”, acrescenta.

Reportagem distribuída pela Folhapress

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas