Futebol como negócio: sob nova gestão, Athletic Club espera crescer dentro e fora de campo

O Athletic Club, da cidade de São João del-Rei, na região Central de Minas Gerais, foi um dos primeiros times a adotar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil, em 2021. Desde então, a equipe tem se firmado como uma das mais relevantes do interior do Estado, tanto dentro quanto fora de campo.
Em agosto deste ano, o clube passou por uma mudança na estrutura. Após dois anos na presidência do Conselho de Administração da SAF, o empresário Vinícius Diniz acabou deixando a equipe e o controle da Futbraz Gestão Esportiva Ltda., acionista majoritária do Athletic Club SAF.
A Futbraz foi vendida para novos investidores e passou a se chamar F&P Gestão Esportiva Ltda. A empresa, então, passou a ser comandada por Fábio Campos, mais conhecido como Fábio Mineiro, que adquiriu 51% do negócio, tendo como sócio o empresário Pierre Fernandes, que detém os outros 49% da F&P. Dessa forma, Campos se tornou o novo presidente do clube.
De acordo com o novo dirigente do Athletic, a distribuição acionária do clube ficou assim:
- F&P Gestão Esportiva (68,5%);
- Tiberis Holding (16,5%);
- Athletic Club (5%);
- Construção Felipão (5%);
- Testotrans Holding (5%).
Projetos em andamento
O dirigente ressalta que, dentro de campo, o principal objetivo é garantir o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro e estabelecer o Athletic como um clube competitivo no cenário nacional. Já no extra campo, a meta é expandir a base de torcedores, fortalecer a marca e atrair novos patrocinadores.
Um exemplo dessas ações de fortalecimento da marca foi a contratação do italiano Walter Sabatini, no ano passado, para ocupar o cargo de consultor da equipe mineira no mercado europeu. Essa iniciativa tem como objetivo a internacionalização da marca Athletic Club, por meio de conexões com o mercado europeu.
Além disso, segundo o presidente do clube, a equipe também está investindo em estrutura, como a construção do novo centro de treinamento. “Para oferecer as melhores condições de desenvolvimento para nossos atletas e consolidar o clube como um dos mais organizados do País”, explica.
Ainda sobre o novo centro de treinamento, o dirigente afirma que as obras no local estão em ritmo avançado. Segundo ele, a estrutura de hotelaria, refeitório e parte administrativa já estão sendo utilizadas. Em dezembro deste ano, dois campos já estarão prontos, a previsão de conclusão das obras é para o segundo semestre de 2025.
“Este centro será um pilar importante para o desenvolvimento das categorias de base e do time principal, com uma estrutura moderna e de nível internacional”, declara.

Outro projeto importante em relação a estrutura do clube é a ampliação do Estádio Joaquim Portugal, também conhecido como Arena Sicredi, devido a um contrato de naming rights firmado com a instituição financeira.
De acordo com Campos, o projeto inclui a modernização das arquibancadas e a melhoria da infraestrutura para acomodar um número maior de torcedores.
“Além disso, estamos trabalhando para melhorar a experiência do torcedor em dias de jogos. O objetivo é transformar o nosso estádio em um espaço que atenda às demandas de um clube em ascensão, como o Athletic”, completa.
Desafios enfrentados e apoio da população local
Na visão de Campos, as principais dificuldades enfrentadas pelo Athletic Club são comuns a muitos clubes em ascensão, como a necessidade constante de investimentos e a competitividade no mercado. Ele avalia que o fato de ser um time do interior de Minas Gerais traz alguns desafios, mas também proporciona o apoio irrestrito da região.
“Acreditamos que, com a estrutura que estamos montando e os resultados em campo, conseguimos mostrar para potenciais patrocinadores que o Athletic é um projeto sério, de longo prazo, e que pode trazer grandes retornos”, disse.

O presidente do Athletic Club também destaca o envolvimento da população de São João del-Rei com o projeto que vem sendo desenvolvido no clube. “Nossa média de público apresenta uma curva anual de crescimento. Isso é visível nos dias de jogos e nas interações com a comunidade”, relata.
Além dos torcedores, o dirigente aponta para o fato de que tanto os empresários locais como o poder público estão tomando conhecimento do potencial do clube para a cidade, seja como motor econômico ou como uma plataforma de visibilidade.
Para ele, o impacto gerado no município é positivo, considerando a movimentação de vários setores e a promoção do nome de São João del-Rei no cenário nacional. “Queremos continuar esse trabalho de aproximação e envolvimento da comunidade”, afirma.
Conquistas dentro de campo
A equipe foi fundada em 1909, sendo uma das mais antigas de Minas Gerais. Em 2018, o Athletic Club deu início ao projeto de retorno ao futebol profissional, após 49 anos de ausência, sob a liderança de Fábio Mineiro.
O dirigente destaca os resultados obtidos no decorrer desse trabalho, incluindo títulos estaduais e acessos em sequência.
Nesse período o clube já foi duas vezes campeão mineiro do interior (2022 e 2023), conquistou uma Recopa Mineira, em 2023, e um Troféu Inconfidência neste ano. A equipe de São João del-Rei também foi vice-campeã do Campeonato Mineiro Segunda Divisão, em 2018, e do Módulo II do torneio em 2020.

O Athletic ainda estreou em competições nacionais em 2023, quando disputou a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. O time ficou entre os quatro melhores da quarta divisão nacional, o que lhe rendeu o acesso à Série C deste ano.
“Atualmente estamos lutando para alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro, um marco importante em nossa história”, diz Fábio Campos.
Linha do tempo do Athletic Club:
- 2018: Retorno ao futebol profissional; vice-campeão do Campeonato Mineiro Segunda Divisão e classificação para o Módulo II do estadual no ano seguinte:
- 2019: Permanência no Módulo II do Campeonato Mineiro;
- 2020: Vice-campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro e classificação para o Módulo I do torneio (primeira divisão) na temporada seguinte;
- 2021: Permanência na primeira divisão do Campeonato Mineiro;
- 2022: Campeão Mineiro do Interior e classificado para a Copa do Brasil e para a Série D do Campeonato Brasileiro no ano seguinte;
- 2023: Campeão Mineiro do Interior e da Recopa Mineira; estreia na primeira fase da Copa do Brasil, semifinalista da Série D do Campeonato Brasileiro e classificado para a Série C na temporada seguinte;
- 2024: Campeão do Troféu Inconfidência; estreia na segunda fase da Copa do Brasil e na Série C do Campeonato Brasileiro com classificação para a segunda etapa da competição nacional.
Uma eventual ascensão para a segunda divisão nacional poderia representar contratos de direitos de transmissão ainda mais vantajosos para o clube. No cenário atual, as principais equipes do futebol nacional estão se dividindo entre dois grandes grupos: Liga Forte União (LFU) e Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
Porém, Fábio Campos reforça que o objetivo imediato do Athletic Club é garantir a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas também afirma que o time mineiro está acompanhado de perto toda a discussão sobre os direitos de transmissão e as negociações entre a LFU e a Libra.
“No tempo certo, faremos uma análise cuidadosa para garantir que o Athletic tome a melhor decisão para o nosso projeto a longo prazo”, pontua.
Ouça a rádio de Minas