Negócios

Minas Gerais é o foco da ATMO Energia na venda de crédito de geração distribuída

A empresa já viabilizou a comercialização de 20 megawatts (MW) gerados por usinas solares instaladas em Minas Gerais e Goiás
Minas Gerais é o foco da ATMO Energia na venda de crédito de geração distribuída
Fazenda solar da ATMO - Piumhi-MG | Crédito: ATMO Energia

Uma das principais comercializadoras de energia do mercado brasileiro e empresa do Grupo CEI Energética, a ATMO Energia está expandindo suas operações no mercado de Geração Distribuída (GD) compartilhada em Minas Gerais.

A empresa já viabilizou a comercialização de 20 megawatts (MW) gerados por usinas solares instaladas em Minas Gerais e Goiás, e tem mais 12 MW em implementação, também em Minas. Além disso, há outros cerca de 20 MW em fase avançada de assinatura para adesão à plataforma de comercialização. 

“Minas Gerais é o mercado mais aquecido para a comercialização de energia de geração distribuída, por ter incentivos no ICMS”, afirma o gerente de Negócios e responsável pela área de GD na ATMO, Filipe Raso.

Geração Distribuída

A unidade de negócio de geração distribuída da ATMO tem como objetivo atender pequenos consumidores, como pessoas físicas e pequenos comércios. Com ênfase na digitalização de processos e na melhoria da experiência do cliente, a empresa busca se consolidar como um hub de negócios, conectando geradores e consumidores

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Estamos empenhados em ampliar o nosso portfólio de usinas e praças de atuação e crescer no atendimento tanto a consumidores finais quanto a outros players de comercialização. O objetivo é claro: gerar liquidez comercial para o mercado de GD”, destaca Filipe Raso. 

Crescimento

A empresa prevê expansão de comercialização de GD de 50 MW de energia até junho de 2025. “A nossa atuação tem crescido de forma expressiva no atendimento a consumidores, aproveitando toda a estrutura e networking do grupo CEI”, destaca o gerente de Negócios.

A expansão dos negócios da ATMO em GD tem sido bastante rápida e já mostra resultados, considerando que essa atividade se iniciou em novembro de 2023, com o objetivo de comercializar a primeira usina solar do grupo, de 2,5 MW, conectada na distribuidora Cemig e localizada em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas.

Como funciona o serviço de geração distribuída compartilhada

A energia é produzida nas fazendas solares que estão conectadas com a distribuidora de energia. Assim, o serviço de GD consumidor no consórcio da usina pode ser contratado. Por meio do sistema digital da empresa, a distribuidora de energia elétrica é informada.

Desse modo, o consumidor receberá duas contas de energia: uma apenas com consumo de energia (a ser paga para a ATMO), e outra com os custos de distribuição, iluminação pública e encargos (a ser paga para a distribuidora).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas