Audi RS 6 Avant Performance chega às concessionárias do Brasil

A Audi do Brasil anunciou o lançamento do Audi RS 6 Avant Performance, que ganhou novo visual, mais equipamentos e ajustes dinâmicos que reduziram o seu peso total e deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo.
A chegada da renovada stationwagon “puro-sangue” integra a série de lançamentos que a marca das quatro argolas realizará ao longo deste ano em comemoração ao seu aniversário de 30 anos no mercado brasileiro.
O modelo está disponível na rede de concessionárias da fabricante no País, com garantia ampliada de três anos e preço sugerido a partir de R$ 1.213.990,00 na modalidade venda direta.
“Conseguimos o que parecia impossível: tornar a lendária RS 6 Avant ainda mais esportiva e divertida ao volante. Temos orgulho de perpetuar o nosso DNA das pistas de competição em todo o nosso portfólio de veículos, que oferece opções a todos os gostos e estilos, como aos amantes das stationwagons, segmento que, embora quase exclusivo no mercado, oferece uma combinação espetacular de conforto, versatilidade, desempenho e dinâmica de condução”, descreveu o head de marketing e comunicação da Audi do Brasil, Gerold Pillekamp.
Motor e câmbio
O propulsor 4.0 litros TFSI V8 biturbo foi lapidado para oferecer um desempenho ainda mais instigante.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Para isso, recebeu turbo-compressores maiores, aumento da pressão máxima (que subiu para 2,6 bar, contra 2,4 bar do anterior) e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão para respostas mais rápidas do conjunto mecânico.
A potência subiu de 600 para 630 cv, entre 6.000 a 6.250 rpm, e o torque de 800 para 850 Nm, de 2.050 a 4.500 rpm.
Tal potência do propulsor flui por meio da transmissão tiptronic de oito (8) velocidades para o sistema de tração integral permanente quattro, que permite ao motorista superar com tranquilidade terrenos acidentados e escolher entre os modos de condução do Audi Drive Select (Comfort, Efficiency e Auto, Dynamic), além dos dois modos customizáveis: RS1 e RS2.
Esse conjunto permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3,4 segundos, ou seja, 0,2 segundos mais rápido do que o modelo anterior.
Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.
O novo diferencial central autoblocante é mais leve e compacto, com a força motriz direcionada na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro.
Se necessário, automaticamente mais torque é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.
Por fim, a tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts, combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes.
Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente.
Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
O modelo oferece, ainda, a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus.
Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
Design
Externamente, o RS 6 Avant Performance ostenta a icônica carroceria stationwagon, que demonstra em suas linhas agressivas e vincos proeminentes a vocação esportiva do modelo.
Na dianteira, as amplas tomadas de ar e os faróis Full LED Matrix de série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, separam a grade singleframe hexagonal em estrutura de colmeia. Saias laterais emolduram a porção meridional do bólido, criando uma silhueta que instiga os olhos e acelera o coração.
Na traseira, as lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas e as duas saídas de escapamento ovais completam de forma harmoniosa o visual.

O cliente pode escolher como opção de customização livre, em substituição ao pacote Alumínio (cromado), o novo pacote exterior em cinza fosco, que aplica essa tonalidade a elementos da carroceria como capas dos retrovisores, molduras das janelas e entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais.
Estão disponíveis quatro modelos de rodas, entre unidades com acabamento preto brilhante, cinza fosco e preto fosco.
Interior
Internamente, o modelo oferece altas doses de requinte, conforto, esportividade e sofisticação.
O ambiente digital abraça o motorista com telas sensíveis ao toque integradas ao painel de instrumentos e console central.
A tela superior com 10,1 polegadas oferece o sistema MMI com inúmeras informações e opções de personalização do veículo, sistema de som e entretenimento, e interface com smartphones por meio dos sistemas Android e iOS.
O display inferior de 8,6 polegadas, por sua vez, é esculpido sobre o console central e permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto.
Um click de confirmação é sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque.
Em frente ao motorista surge o Audi Virtual Cockpit com layout RS e novas barras coloridas.
O painel exibe inúmeros dados sobre o veículo, desde a temperatura e pressão dos pneus, torque, potência e temperatura do óleo do motor, até os tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”.
No modo manual, uma luz indicativa sinaliza ao condutor o momento ideal para troca de marcha. O head-up display possibilita ao condutor visualizar as principais informações sem desviar os olhos do caminho.
O novo RS 6 Avant performance possui acabamento interno primoroso, combinando materiais nobres como Alcântara, couro e fibra de carbono.
Os bancos em couro com costura vermelha e a sigla RS no encosto possuem abas laterais generosas que conferem firmeza aos ocupantes mesmo nas curvas mais sinuosas.
Entre os itens de série, são oferecidos ar-condicionado automático de quatro zonas, pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores, volante multifuncional com regulagem elétrica e aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, park assist, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen.
Além disso, o modelo conta com suspensão RS plus com Dynamic Ride Control (DRC) a ar adaptativa e esportiva, pinças de freio na cor vermelha, teto solar panorâmico e câmera 360º.

O desempenho esportivo do Audi RS 6 Avant Performance coexiste com a aptidão familiar do veículo, que se revela no excelente espaço para o ocupante e ao generoso porta-malas: são 565 litros de capacidade, tamanho suficiente para as malas durante as viagens.
Em relação às dimensões, o modelo tem 4,99 metros de comprimento; 2,11 metros de largura; 1,49 metro de altura e 2,93 metros de distância entre eixos. A capacidade do tanque de combustível é de 73 litros.
Entre as opções de cores da carroceria, há as tonalidades cinza Nardo (sólida); azul Ascari, branco Geleira, prata Florete, vermelho Granadina, preto Mito (metálicas); cinza Daytona (perolizada); e preto Sebring (efeito cristal).
O cliente pode escolher, ainda, cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco, pelos valores adicionais de R$ 57 mil e R$ 85 mil, respectivamente.
Ouça a rádio de Minas