Confins ganha novo voo internacional da Azul para Montevidéu
A Azul Linhas Aéreas dá início, nesta terça-feira (20), às vendas de passagens para sua nova rota internacional, ligando a cidade de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Montevidéu, no Uruguai. As decolagens começam a partir de 4 de março.
Os voos ligando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) ao Aeroporto Internacional de Carrasco serão operados duas vezes por semana em aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros. As partidas do terminal mineiro ocorrem às quartas-feiras e aos domingos, às 10h, com retorno nos mesmos dias, a partir de Montevidéu, às 15h15.
A gerente sênior de planejamento de malha da Azul, Beatriz Barbi, destaca que a abertura da rota entre Confins e Montevidéu é resultado de uma análise de demanda e conectividade regional. “Identificamos um potencial consistente tanto no fluxo turístico quanto no corporativo, além de oportunidades de conexão via nosso hub em Confins para outros mercados brasileiros”, relata.
Ela ainda ressalta que a nova operação reforça a estratégia da empresa de ampliar a presença internacional de forma sustentável, além de oferecer mais opções aos clientes da companhia aérea.
Atualmente, a Azul oferece voos, entre operações regulares e sazonais, que ligam Montevidéu aos aeroportos do Recife (PE) e de Campinas (SP), dois dos principais hubs da companhia. A empresa também opera para o balneário de Punta del Este, no Uruguai, com voos partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP).
Estímulo para a economia e para o turismo

O diretor de operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes, avalia que esta é uma grande conquista para o terminal, que amplia a oferta de destinos internacionais ao disponibilizar mais uma opção de voo direto para Montevidéu. “A parceria com a Azul reforça o papel do terminal como hub de conexões na América do Sul, ampliando a conectividade dos mineiros com importantes centros culturais, turísticos e de negócios da região”, afirma.
Para Côrtes, a nova rota tem potencial para fortalecer o fluxo entre Minas Gerais e o Uruguai, estimulando oportunidades que beneficiam turistas, empresas e toda a cadeia produtiva.
Já a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, avalia que a operação representa um passo estratégico do governo estadual na ampliação da malha aérea internacional de Minas. “Essa nova rota fortalece a integração de Minas Gerais com a América do Sul, impulsiona o turismo, amplia oportunidades de negócios e reforça a atratividade do nosso estado para investimentos e conexões globais”, diz.
Ela ainda pontua que o voo ligando o Estado ao país vizinho é um avanço importante para o desenvolvimento econômico e para a projeção de Minas Gerais no cenário internacional.
O aeroporto uruguaio é o principal ponto de entrada e saída de voos internacionais do país e atende a capital Montevidéu e sua Região Metropolitana. O diretor nacional de turismo do Ministério do Turismo do Uruguai, Cristian Pos, descreve o Brasil como um mercado prioritário e menciona o compromisso de impulsionar a oferta turística para que cada vez mais mineiros escolham o Uruguai como opção de férias.
“Em agosto de 2025, fizemos uma apresentação do nosso país em conjunto com o setor privado, a imprensa e o trade local, buscando estreitar os laços com a capital mineira, pois já visualizávamos o enorme potencial desse mercado. Ver hoje a concretização deste voo nos dá a certeza de que nossa aposta foi certeira”, completa.
Ouça a rádio de Minas