Azul terá seis novas rotas na Capital

A lenta reabertura da economia e a implementação de rígidos protocolos de segurança sanitária têm, aos poucos, permitido que algumas rotas aéreas sejam retomadas. Em julho, a Azul volta a adicionar novos voos e a reabrir bases de operação em todo o País.
Belo Horizonte, uma das principais bases de atuação da empresa, está na nessa lista. A Capital voltará a ser conectada com Guarulhos (SP) e Recife (PE) no dia 6; Belém (PA), no dia 7; Brasília (DF) e Salvador (BA), no dia 20 e, Porto Seguro (BA), no dia 21 de julho.
Ao todo, a Azul deve operar 242 voos diários em dia-pico em julho, o que representa um acréscimo de 42% frente à malha que está sendo operada neste mês. As passagens para os novos voos já estão disponíveis em todos os canais oficiais da companhia.
Em Belo Horizonte, os clientes poderão se conectar para destinos como Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas), Cuiabá e Vitória (ES). Já no Recife, os mineiros poderão voar para Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Natal (RN), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).
De acordo com o gerente-geral de Planejamento de Malha da Azul, André Mercadante, a escolha dos destinos se dá primeiro por cidades que já tinham atendimento da companhia e que facilitem as conexões para demais destinos.
“Algumas cidades como Porto Seguro e Belém foram escolhidas pensando também na sazonalidade. São destinos de férias importantes e, mesmo não sabendo como ficará a questão das aulas em julho, acreditamos que esses continuarão a ser receptores desse público. Outras cidades como Guarulhos e Brasília têm uma grande importância como hubs, distribuindo passageiros para muitos lugares dentro e fora do Brasil. Ao mesmo tempo, acreditamos na importância também de Belo Horizonte para a distribuição de turistas. A partir do BHAirport, passageiros de todo o Brasil podem fazer suas conexões de um jeito mais rápido e fácil, incluindo nisso os passageiros do interior, que formam um volume muito importante entre os clientes da Azul”, explica Mercadante.
Nos voos para Guarulhos, Recife, Salvador e Belém, a companhia utilizará suas aeronaves modelo Airbus A320neo, com capacidade para até 174 clientes, enquanto nas ligações para Brasília e Porto Seguro as aeronaves que cumprirão o trajeto serão os jatos da Embraer, que podem transportar entre 118 e 136 clientes. Com os novos mercados, a Azul chegará a cerca de 20 voos diários a partir da Capital.
“Chegamos assim, a cerca de 30% da nossa capacidade de atendimento no pré-pandemia. É muito difícil fazer previsões sobre os próximos passos da retomada porque as notícias estão mudando muito rapidamente. Nosso objetivo é voltar sempre dentro dos mais rigorosos protocolos de segurança sanitária. Temos uma nova realidade que exige esforço das equipes de aeroporto e nas aeronaves. Talvez possamos abrir novas rotas daqui 15 dias, mas tudo depende da – não – evolução da doença e das determinações dos governos locais”, pontua o gerente-geral de Planejamento de Malha da Azul.
Ouça a rádio de Minas