B3 autoriza Localiza&Co a emitir ações preferenciais com direito a voto
A mineira Localiza&Co informou, nessa quinta-feira (17), que a B3 autorizou, em caráter excepcional, a criação e a emissão de ações preferenciais nominativas (PN), escriturais e com direito a voto. A empresa especializada na locação e venda de veículos esclarece que as novas ações têm caráter transitório e poderão ser resgatadas ou convertidas em ações ordinárias (ON), por decisão do Conselho de Administração, conforme condições e prazos estabelecidos na proposta.
A autorização da B3 é válida até 2028. A decisão atende a um pedido da empresa por dispensa prévia referente à obrigação prevista no artigo 8º do Regulamento do Novo Mercado, que estabelece a regra de as companhias listadas terem apenas ações ordinárias, garantindo o direito de “uma ação, um voto”.
Em comunicado ao mercado, a Localiza ressalta que essa autorização não implica alterações nos princípios do Novo Mercado, segmento de listagem da bolsa brasileira caracterizado por regras mais rígidas de governança corporativa e de transparência.
A companhia também ressaltou que o valor por ação dos juros sobre capital próprio (JCP), aprovado na última sexta-feira (12), segue inalterado. O Conselho de Administração da empresa aprovou o pagamento de R$ 543.563.717,94, o equivalente a R$ 0,515478200 por ação. A manutenção do valor foi motivada pelo fato de não haver alterações na quantidade de papéis em circulação desde o dia da reunião.
O pagamento está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2026, na proporção da participação de cada acionista, com retenção do imposto de renda na fonte, exceto para os acionistas que já sejam comprovadamente imunes ou isentos dessa cobrança. O pagamento do provento teve como data-base o dia 17 deste mês; portanto, as ações negociadas a partir desta quinta-feira (18) não terão direito à remuneração.
Ouça a rádio de Minas