Negócios

Ball reativa fábrica de latas em Frutal, no Triângulo Mineiro

O cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato com um grande cliente, levou à paralisação da unidade produtiva
Ball reativa fábrica de latas em Frutal, no Triângulo Mineiro
No Brasil desde 2016, a Ball possui, no total, 12 fábricas espalhadas pelo território nacional | Crédito: Divulgação / Ball

A multinacional de origem americana Ball Corporation acaba de retomar a produção de latas de alumínio na unidade mineira localizada em Frutal, no Triângulo. Inaugurada no segundo semestre de 2021, mediante investimentos de R$ 500 milhões, a fábrica teve as atividades suspensas no fim do ano passado.

O cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato com um grande cliente, levou à paralisação da unidade produtiva, bem como de uma das linhas de produção em Pouso Alegre, no Sul do Estado. Depois, em março deste ano, a outra linha de produção da unidade também foi suspensa, pelo mesmo motivo.

Assim, o que segue funcionando em Pouso Alegre é apenas o Wellness Center. “As atividades de produção de latas em Pouso Alegre seguem suspensas”, informou a assessoria de imprensa da companhia.

Já em relação à unidade de Frutal, segundo a Ball, após cerca de seis meses de paralisação, a fábrica retoma as operações com um total de 107 funcionários e capacidade para produzir cerca de 1,5 bilhão de latas por ano.

O presidente da Ball para América do Sul, Fauze Villatoro, comemora a retomada dos trabalhos. “Na fábrica de Frutal, temos tudo de mais tecnológico para fabricar nossas latas de alumínio com muita qualidade e entregar um produto excelente, principalmente para os clientes no Triângulo Mineiro. Por isso, é de extrema importância para nós a retomada desta unidade”, afirma.

No Brasil desde 2016, a Ball possui, no total, 12 fábricas espalhadas pelo território nacional. A líder mundial também está instalada em outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Paraguai, totalizando 13 unidades de produção em todo o continente. A companhia e suas subsidiárias empregam 21 mil pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 15,35 bilhões em 2022.

Escolha por Minas – Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a fábrica de Frutal foi instalada com duas linhas de produção e capacidade de fabricação de 1,6 bilhão a 2 bilhões de latas por ano, a depender dos tamanhos. Na época, a empresa divulgou que a planta já estava em seus planos, devido à franca expansão do mercado, não apenas pelo consumo aumentado durante a pandemia, mas pelas características das latas de alumínio, como o fato de a lata de alumínio ser a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas e altamente resiliente.

Já em relação à localização, o vice-presidente Comercial da Ball à época, Fauze Villatoro, disse que o Brasil é estratégico para os negócios da empresa. “É uma região que sempre olhamos, primeiro porque Minas Gerais está estrategicamente posicionada, a serviço de outros estados, segundo, pelo advento do nosso parceiro local”, justificou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas