Mercantil apura evolução significativa em ações ESG

O Banco Mercantil disponibilizou o Relatório de Sustentabilidade relativo ao ano de 2022. O documento contém projetos e ações relevantes que contribuíram para que a instituição tivesse um dos melhores desempenhos da sua história, que está prestes a completar 80 anos. O relatório ainda informa dados que atestam o crescimento sólido e o bom desempenho do banco nas áreas econômica, social, ambiental e de governança.
O relatório destaca a evolução significativa das ações dentro da política ESG (sigla em inglês para governança Ambiental, Social e Corporativa), alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU, e com foco na melhoria dos serviços ofertados para os clientes. O banco alcançou em 2022 a marca de 6,1 milhões de correntistas, um crescimento de 157% desde 2019, com uma base formada majoritariamente por pessoas acima dos 50 anos e beneficiários do INSS – muitos deles tendo a primeira experiência com serviços bancários.
“Temos um compromisso com a sustentabilidade e com a função social que o Banco Mercantil assumiu nos últimos anos, que é de promover a bancarização de um grande número de brasileiros, de forma ética e respeitosa, oferecendo um atendimento de excelência ao público 50+, parcela da população muitas vezes ignorada pelo mercado. Para nós, esse público é a prioridade e estamos investindo em novas ferramentas e processos para melhorar ainda mais a experiência dos clientes com o banco”, afirma a diretora Jurídica, de Ouvidoria, Crédito e Governança Corporativa, Carolina Duarte.
Investimento no cliente
Para concretizar o objetivo de ser o melhor ecossistema financeiro para o público 50+, conforme mostrado no relatório, o banco vem intensificando os investimentos em tecnologia e ciência de dados para oferecer os melhores serviços e soluções destinados a essa parte da população.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Banco Mercantil também ampliou o programa que disponibiliza conteúdo informativo aos clientes para promover o aprendizado e esclarecer dúvidas sobre finanças.
“O material disponibilizado nas redes sociais do banco foi ampliado em 2022 nos nossos canais de comunicação, utilizando linguagem simples e clara, sempre em caráter educativo, sem qualquer foco na venda de produtos e serviços oferecidos pelo banco. Nossos colaboradores também são treinados para antecipar as necessidades dos clientes, fazendo o repasse de informações de forma ainda mais cuidadosa”, afirma Carolina Duarte.
Equipe qualificada e diversa
O Banco Mercantil tem buscado a construção de uma relação ética e respeitosa não somente com seus clientes. Os valores são aplicados também no ambiente de trabalho, o que influencia diretamente nos bons resultados alcançados em 2022. A instituição ficou, no ano passado, entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas, segundo ranking do instituto Great Place To Work (GPTW), na categoria “Empresas de Grande Porte”.
Em 2022, o banco também concluiu a primeira fase do diagnóstico de diversidade e inclusão. Algumas conclusões do diagnóstico já foram usadas para modificar o processo de seleção de colaboradores e na gestão das equipes. O Mercantil também levou o foco no público 50+ para dentro da instituição, criando o programa Vagas 50+, destinado a aumentar a contratação de pessoas dentro dessa faixa etária. Em 2023, o banco espera avançar ainda mais nessas questões.
“A busca pela construção de um time diverso e o desenvolvimento de ações para aumentar a proximidade entre as lideranças e os demais profissionais também são consideradas fundamentais para os objetivos do Mercantil. Tudo isso permite maximizar resultados e viabilizar um ambiente de estímulo à inovação”, considera Carolina Duarte.
Ouça a rádio de Minas