Negócios

Banco Semear completa seus12 anos e prepara o lançamento de conta digital

Com 12 anos recém-completados, o Banco Semear vive momento de expansão dos resultados. Em 2017, a instituição financeira teve um resultado líquido 50% superior a 2016 e a expectativa é que o crescimento se repita em 2018 em relação ao ano passado. O superintendente comercial do banco, Paulo Sávio, acredita que o resultado positivo tem a ver com a relevância que a instituição vem ganhando no mercado e a consequente expansão de carteira de clientes. Para 2019 as metas são ainda mais ousadas: mais que triplicar o número de clientes com o lançamento da conta digital.

Sávio explica que a instituição, que nasceu como uma financeira do Grupo Seculus, teve sua vocação alterada nos últimos anos. A instituição era focada principalmente em consignado, mas aos poucos se transformou em um banco voltado principalmente para rede varejista e para o consumidor final com a oferta Crédito Direto para o Consumidor (CDC). “Hoje, 75% da nossa carteira de ativos é atendimento do consumidor final por meio do CDC. O restante é de atendimento de pessoas jurídicas como foco em pequenas e médias empresas para capital de giro”, explica.

De acordo com o executivo, o Banco Semear tem passado por um período de expansão com crescimento nos resultados nos últimos três anos. No ano passado, por exemplo, o resultado líquido do banco foi de R$ 18 milhões, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2016. A expectativa é que o mesmo percentual de crescimento se repita este ano, na comparação com 2017.

Em relação à carteira de ativos (quantidade de empréstimos e financiamentos realizados), o crescimento em 2017 sobre 2016 foi de 30%. Para este ano, Sávio espera um crescimento de 5% a 10% dos ativos em relação ao ano passado. “No ano passado o crescimento de ativos foi maior porque aumentamos muito a base de clientes. Isso aconteceu justamente porque temos registrado melhores resultados e isso aumenta a nossa credibilidade e nos permite aumentar o volume de captação de recursos”, explica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele também destaca o reconhecimento do Banco Semear, que ficou entre os 100 maiores bancos do Brasil na classificação geral de ranking divulgado em agosto, além de ter se destacado em outras categorias. “Os 20 bancos com melhor rentabilidade operacional”, ocupando a 11ª posição. Nos rankings específicos dos pequenos e médios bancos, o Semear se destaca entre os “20 mais rentáveis sobre o patrimônio”, na 13ª posição, e nos “20 que mais cresceram em operação de crédito”, em 10º lugar.

“Esses números são importantes porque trazem mais visibilidade para o banco no mercado e favorece nossos resultados”, afirma. Segundo ele, o Semear atende, hoje, 11 redes varejistas, 600 mil pessoas físicas e 150 pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Ele acredita que o banco tem o potencial de mais que triplicar o número de contas gerenciadas com o processo de digitalização do banco. Ele afirma que esse é um caminho certo para o banco e adianta que o lançamento das contas digitais deve acontecer no próximo ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas