Negócios

Bancos de fomento são grandes aliados das MPEs

Bancos de fomento são grandes aliados das MPEs
Aline Verneque: visamos facilitar o dia a dia dos empresários | Crédito: Divulgação

Historicamente, empresas de pequeno porte têm grande dificuldade de obter crédito no Brasil. Apesar de serem a base da economia, por falta de bens que possam ser dados em garantia e outros fatores que impactam o risco do negócio, são, via de regra, preteridas pelos bancos comerciais.

Esse gap ficou ainda mais evidenciado com a pandemia causada pelo novo coronavírus. Uma opção pouco acessada pelos pequenos empresários é recorrer aos bancos de desenvolvimento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, para os mineiros, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Os caminhos e condições para esse acesso foram tema de um webinar promovido pelo P7 Criativo. O hub para desenvolvimento da economia criativa do Estado convidou as especialistas em financiamento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Verônica Damasceno, e a gerente de Inovação do BDMG, Aline Verneque, para responderem dúvidas urgentes sobre o acesso a crédito.

“Existe um mito de que os bancos de desenvolvimento não são para os pequenos negócios. Hoje, existem linhas dedicadas exclusivamente para os pequenos bem competitivas e com acesso bem simplificado pela internet. O que é preciso verificar são as condições do financiamento. Os chamados bancos de relacionamento, ou bancos comerciais, costumam liberar o crédito mais rapidamente, então, se a necessidade é urgente, eles costumam ser mais ágeis, mas as condições financeiras dificilmente serão batidas. É importante que o empreendedor pesquise e avalie a sua necessidade antes de fechar o contrato”, explicou Verônica Damasceno.

Outro ponto determinante para o desempenho das empresas de pequeno porte é o acesso e o desenvolvimento de inovações. Existem linhas de crédito específicas para essa finalidade, inclusive para produtos dedicados ao combate ao Covid-19. Os projetos são avaliados por comissões específicas que julgam o mérito e os riscos da proposta.

“Nós também estamos inovando na busca de formas para facilitar o dia a dia dos empresários de micro e pequeno portes. Batemos recordes de recursos para essas empresas para atender as demandas decorrentes da crise. Temos um olhar para o futuro com parcerias estratégicas com instituições como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), por exemplo. São linhas dedicadas para empresas inovadoras, com constante investimento em pesquisa e desenvolvimento e parceria com universidades e centros de pesquisas de forma a criar soluções para esse mercado que demanda mesmo na crise”, pontuou Aline Verneque.

Os empresários podem buscar informações no site ou pelo e-mail [email protected].

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas