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Barbearia Vip acelera expansão em Minas Gerais e prevê mais cinco unidades até 2026

Marca de Florianópolis tem 10 unidades no Estado e prevê mais cinco até 2026; no País são 40 estabelecimentos
Barbearia Vip acelera expansão em Minas Gerais e prevê mais cinco unidades até 2026
Foto: Divulgação Barbearia VIP

O mercado de Minas Gerais é considerado promissor para a expansão da Barbearia Vip, fundada em 1997, em Florianópolis (SC). A marca conta com 10 unidades em funcionamento e pretende encerrar o ano com mais cinco contratos para abertura em Minas até 2026. Focada na experiência do consumidor, a Barbearia VIP faturou, em 2024, R$ 26 milhões e a expectativa é seguir crescendo entre 30% e 35% ao ano.

Conforme o CEO da Barbearia Vip, Victor Conceição, Minas Gerais é um mercado promissor para o crescimento da marca, isso, pela diversidade de municípios potenciais para implantação de unidades da empresa. Além disso, Conceição explica que há uma demanda alta pelos serviços diferenciados.

Nas unidades da Barbearia Vip, mais do que os serviços de barba e cabelo, o foco é na experiência do consumidor. Por isso, as lojas contam com mesas de sinuca, videogames e até mesmo cervejas gratuitas para os clientes.

“Minas Gerais possui um amplo mercado e, nas unidades que já temos no Estado, observamos grandes resultados, inclusive com franqueados abrindo mais de uma unidade. O público mineiro é vaidoso e a solução que oferecemos ainda é inédita em diversas cidades do Estado. Esperamos ampliar a atuação da rede em Minas Gerais, tanto nas grandes cidades quanto no interior”, diz.

Hoje, a Barbearia Vip conta com 40 unidades distribuídas em todo o País, desse total, 10 foram abertas em Minas Gerais. No Estado, a perspectiva é encerrar o ano com mais cinco contratos fechados.

“Conheci o modelo de barbearia em Nova Iorque e decidi remodelar e introduzir a experiência no mercado brasileiro. O objetivo sempre foi levar experiência ao consumidor. A ideia é que as unidades sejam a extensão da casa, com ambiente familiar, mais acolhedor e incluindo opções de lazer com jogos de fliperama, videogame, entre outros. A franquia, nesta parte, pode ser alterada incluindo opções de lazer conforme o proprietário seleciona. Temos franqueados que a barbearia tem quadra de tênis, por exemplo”, conta.

Nesta semana, houve a inauguração de mais uma unidade em Minas Gerais, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Nos próximos dias, haverá mais uma inauguração em Belo Horizonte. Um estudo realizado pela rede mostrou que, em Minas Gerais, mais de 20 municípios possuem mercado propício para a implantação de uma unidade da Barbearia Vip.

Entre as potenciais cidades estão Uberlândia, Uberaba e Araguari, na região do Triângulo, além de Ituiutaba e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os destaques são Contagem, Betim, Santa Luzia e Ribeirão das Neves e, na região Centro-Oeste, Divinópolis e Formiga.

No Norte de Minas, alguns dos municípios com potencial para uma unidade da rede são Montes Claros e Janaúba, além de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Ipatinga (Vale do Aço), Sete Lagoas (região Central), Poços de Caldas (Sul de Minas), Muriaé (Zona da Mata), entre outras cidades.

Os franqueados da marca têm possibilidades variadas para aumentar o faturamento. Isso acontece com a diversificação dos serviços voltados para barba e cabelo até tatuagens, remoção de tatuagens, depilação, massagens e podologia.

O investimento inicial para a instalação de uma unidade é de R$ 280 mil em cidades menores e de R$ 350 mil em espaços como shoppings. A empresa conta cerca de 118 serviços diferentes e que o franqueado pode escolher conforme estudo realizado na região e que mostra as principais demandas.

Não é necessário que o franqueado da Barbearia Vip seja do setor de beleza ou tenha experiência prévia em barbearias. A rede oferece suporte completo e conta com uma metodologia própria para que o franqueado alcance os melhores resultados. Para manter a excelência no atendimento, a cada 15 dias, a Barbearia VIP promove treinamentos em vídeo para todos os funcionários e franqueados.

A combinação desses fatores faz com que as franquias sejam promissoras, com lucro médio de 25% a 35% sobre o faturamento, o que representa uma média de R$ 25 mil a R$ 35 mil por mês para o franqueado.

Investimento e modelo de franquia

  • Investimento inicial: a partir de R$ 280 mil em cidades menores e R$ 350 mil em shoppings.
  • Lucro médio: entre 25% e 35% do faturamento, o que pode representar R$ 25 mil a R$ 35 mil por mês.
  • Treinamentos contínuos: a cada 15 dias, a rede promove capacitação on-line para funcionários e franqueados.
  • Serviços diversificados: até 118 opções de atendimento para personalizar a oferta conforme a demanda local.
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