Be Honest espera ampliar faturamento e lojas em 2025

A rede mineira de mercados autônomos Be Honest projeta crescimento superior a 60% ao longo de 2025, tanto no número de lojas quanto no faturamento. Atualmente, a empresa ligada ao Grupo Supernosso possui 310 operações e a expectativa é ampliar para 500 unidades em funcionamento no decorrer deste ano.
As projeções são do diretor de expansão do grupo varejista, Marcelo Carneiro, que conforme explica o executivo, a Be Honest fechou o último ano com 32 novos franqueados e espera alcançar mais de 70 até o final deste exercício.
Segundo o diretor financeiro e de operações da empresa, Vitor Casagrande, 2025 promete ser um ano promissor com muitas oportunidades para a Be Honest, com uma perspectiva de crescimento acelerado ao longo deste exercício. Além disso, ele estima também que a rede possa alcançar R$ 100 milhões de faturamento no próximo ano.
“Acreditamos que o segmento de minimercado autônomo está amadurecendo bastante, exigindo cada vez mais qualidade dos players, além de oferecer grandes oportunidades”, avalia.
Casagrande ressalta que o setor de honest marketing ainda está em crescimento em Minas, assim como outros estados brasileiros. Ele lembra que, em mercados mais consolidados, como São Paulo, estima-se que o setor já conta com mais de 8 mil operações, enquanto no mercado mineiro ele ainda não superou a barreira das mil unidades em funcionamento. “Nós estamos no começo de um mercado que ainda tem muito a crescer”, completa.
A Be Honest fechou 2024 com um faturamento de R$ 28 milhões, resultado que inclui as operações de franqueados e empresas parceiras, como é o caso da rede capixaba Extrabom Supermercados. Conforme o diretor de operações do Grupo Supernosso, Epifânio Parreiras, a meta é ampliar esse valor em 2025. “Estamos bastante otimistas com este ano, quando esperamos que a Be Honest atinja um faturamento de R$ 45 milhões”, projeta.
Já o diretor financeiro da rede de minimercados aponta que, tanto a ampliação do número de lojas quanto do faturamento, passa por um trabalho que envolve o uso de ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial (IA), e o apoio aos franqueados. “O foco é fazer o franqueado ganhar mais dinheiro, pois assim, ele mesmo abrirá novas lojas”, explica.


Parcerias e aquisições da Be Honest no mercado
Para 2025, a estratégia da empresa é fortalecer a presença em regiões onde já atua, como Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Espírito Santo. “Atualmente, contamos com 310 lojas em operação e a meta para este ano é alcançar 500 unidades, sendo 400 franqueadas e aproximadamente 100 no ‘Extrabom Be Honest’”, afirma Carneiro.
O diretor de expansão do grupo varejista mineiro ainda enfatiza a importância de estreitar laços com as indústrias, buscando condições vantajosas tanto para as operações da marca, quanto para os franqueados. “Também estamos focados na abertura de mais uma ou duas praças e, nesse momento, buscamos novos sócios varejistas parceiros”, acrescenta.
Segundo Casagrande, o modelo adotado pela empresa depende do apoio de grandes varejistas locais para funcionar. “Existem gigantes por trás que contribuem para que o negócio aconteça. Sem eles, o negócio não é fácil”, observa.
De acordo com o executivo, o foco principal da empresa é fortalecer a atuação da rede onde ela atua e destaca que a marca é líder de mercado em Minas e no Espírito Santo. “O foco é crescer em Belo Horizonte, Brasília e Goiânia; além de cidades no Espírito Santo e no interior de Minas. Já tínhamos varejistas parceiros e agora o foco é vender mais em cada uma dessas cidades”, diz.
O diretor financeiro também relata que a Be Honest segue com ‘apetite’ para novas aquisições de empresas concorrentes. Conforme Casagrande, este tipo de iniciativa está previsto no planejamento da rede, que já está negociando algumas possíveis aquisições.
“Entendemos que o nosso modelo está muito forte e que esse movimento de fusões e aquisições de empresas com cerca de 20 lojas é bem interessante e pode agregar valor para todas as partes”, avalia.
Modelo de negócio
Ainda de acordo com Casagrande, a rede busca parceiros que querem empreender, com disponibilidade de tempo e com capital acima de R$ 100 mil para investir no negócio. Quanto ao local de instalação das lojas, a preferência é por ambientes comerciais com circulação superior a 150 pessoas por dia e residenciais com, pelo menos, 120 unidades.
O dirigente pontua que a rede trabalha com um fluxo de oito lojas por franqueado. Segundo ele, o investimento médio é de R$ 100 mil, além de R$ 55 mil de taxa de franquia. Já o faturamento médio, com as oito operações, é de R$ 100 mil e o faturamento mensal gira entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. O tempo médio de retorno do investimento ocorre entre 20 e 24 meses.
Segundo Parreiras, os mercados autônomos vêm se consolidando como um diferencial no setor varejista. Ele aponta que a presença de unidades deste tipo em condomínios tem, inclusive, influenciado a decisão de compra ou locação de imóveis.
O diretor de operações também demonstra grande otimismo em relação ao desempenho dos franqueados, muitos dos quais, segundo ele, estão alcançando uma lucratividade de até 15%.

Sobre o Grupo Supernosso
O Grupo Supernosso registrou um faturamento de R$ 4,1 bilhões em 2023. Dessa forma, a varejista mineira é a 26ª maior empresa do setor no Brasil e a quinta entre as companhias com sede em Minas, como aponta a última edição do Ranking Abras, realizado pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), em parceria com a NielsenIQ.
A expectativa do grupo para 2025 é atingir um faturamento de R$ 4,5 bilhões, além disso, a empresa espera duplicar seu tamanho até 2030, com expansão de lojas para o interior de Minas Gerais e também para outros estados.
Atualmente, a companhia conta com 60 lojas físicas em Belo Horizonte e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Dentre elas, 37 unidades pertencem a rede de supermercados premium Supernosso e 23 operações são da rede de atacarejo Apoio Mineiro, além dos canais de vendas on-line de ambas as marcas.
Também integram o Grupo Supernosso, a rede de mercados autônomos Be Honest; as indústrias Raro Alimentos e as distribuidoras especializadas Decminas, Dec Bahia e Dec Lub.
Vale ressaltar que a Decminas foi apontada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) como a melhor distribuidora de produtos industrializados do Estado, pela quinta vez consecutiva.
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