BeerOrCoffee surfa no pós-pandemia

Meta das novas gerações que começam a acessar o mundo do trabalho, o “Work-Life Balance” (termo que significa “vida profissional equilibrada”) tem gerado não só novas relações dentro das empresas como novos modelos de negócios. E é por isso que a BeerOrCoffee, startup mineira que surgiu, em 2017, como um marketplace de espaços de trabalho, se transforma em Woba (corruptela do termo em inglês) e passa a ser um ecossistema de soluções de escritórios.
Com mais de 1.600 mil espaços, em 240 cidades do País, a plataforma se consolida ao facilitar o acesso flexível e sob demanda a espaços de trabalho para diferentes usos, como escritórios, espaços para eventos ou reuniões.
De acordo com a CEO e cofundadora da Woba, Roberta Vasconcellos, a pandemia acelerou um movimento que já acontecia de busca por parte dos colaboradores de jornadas mais flexíveis e mais autonomia.
“As pessoas querem ter a liberdade de encaixar o trabalho na vida e não o contrário. A pandemia adiantou essa tendência. O escritório é uma das ferramentas para o trabalho, não o fim. Eles precisam ser úteis, funcionais, porque as pessoas continuam precisando se encontrar, conviver, mas de uma nova maneira. É uma mudança de mindset das empresas Os colaboradores estão dizendo isso e cabe às empresas ouvir”, explica Roberta Vasconcellos.
Segundo a executiva, a Woba tem a missão de ser uma companheira de pessoas e empresas na jornada da flexibilização do trabalho, possibilitando que colaboradores possam acessar locais de trabalho presenciais em outras localidades do País, ou mais próximos às suas casas, por exemplo, além de se conectarem com potenciais parceiros de negócios. Assim, proporcionando mais qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Entre as soluções que a startup proporciona, está a personalização das soluções de espaços, ou seja, entender as especificidades dos clientes para uma implementação adequada de ações que foquem na priorização da cultura organizacional. Além disso, ter a estrutura ideal para a equipe, mas o uso ser adequado ao momento e propósito de ida ao escritório, que também possibilitem acesso à rede da Woba, por exemplo, centralizem a gestão e dados para insights e tomadas de decisão, autonomia das pessoas; infraestrutura e rotina do trabalho híbrido (espaço, remanejamento de equipes, salas de reunião, escritórios, eventos, ações de fortalecimento da cultura, conexões, networking e melhoria da qualidade de vida).
“Com a retomada das atividades presenciais, os colaboradores estão optando por instituições que ofereçam opções de trabalhos flexíveis, anywhere office (em qualquer lugar do mundo). Nossos clientes são as empresas e ajudamos que elas encontrem os espaços adequados e para isso lançamos mão de inteligência. Para tomar a melhor decisão é preciso ter dados em mãos. Nosso modelo reduz entre 30% e 50% os custos com escritório porque transforma um ativo paralisado em serviço”, pontua.
Outra vertical de negócios da startup é a criação de novos coworkings em parceria com construtoras em cidades-chave. Ao mesmo tempo, a Woba investe na interiorização dos espaços no Brasil e na internacionalização dos negócios com atividades em Portugal e no México.
“A pandemia mostrou que não precisamos mais morar apertados nas grandes cidades para trabalhar, então existe um movimento de interiorização da economia no mundo todo e muito forte do Brasil a partir do advento do trabalho remoto. Ao mesmo tempo, estamos partindo para a internacionalização acompanhando a demanda dos nossos clientes no Brasil. Eles que solicitaram nossa entrada em Portugal e no México. Nosso foco é especialmente no país latino-americano”, completa a cofundadora da Woba.
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