Negócios

Bel Lar prevê expansão de 30% em ano de pandemia

Para garantir os resultados, nova gestão apostou em uma boa comunicação
Bel Lar prevê expansão de 30% em ano de pandemia
Crédito: divulgação/bel lar

A missão assumida no meio de 2018 era reposicionar a marca sem perder a tradição e o carinho que ela conquistou durante décadas no mercado. Todo o caminho estava sendo feito à perfeição e as etapas cumpridas à risca até que em março deste ano a pandemia veio para paralisar o mercado. A história de sucesso do Grupo IGL, que adquiriu a Bel Lar há dois anos, poderia se tornar muito complicada a partir dali, mas não foi o que aconteceu. Especializada em acabamentos, a Bel Lar viu o mercado reagir de forma, para muitos, surpreendente e fecha 2020 com resultados melhores do que o esperado.

De acordo com a diretora da Bel Lar, Carol Garcia, o crescimento consolidado no faturamento em 2019 foi de 25%. Para este ano, a previsão é que a expansão fique na casa dos 30%. “Quando o Grupo IGL assumiu o controle da Bel Lar em 2018, uma das decisões mais acertadas foi implementar essa proposta de reposicionamento. Passamos a oferecer uma verdadeira curadoria de produtos, lançando o conceito ‘Casa Contemporânea’. Esse conceito transforma a loja em uma experiência, expondo os produtos dentro do contexto de um cenário arquitetônico ou uma obra de arte”, explica Carol Garcia.

Agora, ao encerrar as atividades da antiga loja da avenida Pedro II (na região Noroeste), o Grupo IGL dá início à segunda fase de integração das equipes, levando todos os colaboradores para a unidade no bairro Santa Lúcia (região Centro-Sul). No endereço já está em implantação uma nova forma de atendimento. O investimento em relacionamento “à distância” com o consumidor visa implantar um sistema em que o cliente possa resolver todas as suas pendências sem sair de casa ou de seu escritório.

“Esse é um projeto ainda embrionário, sobre o qual não posso falar muitos detalhes, mas é certo que vamos usar muita tecnologia. Já vínhamos trabalhando a digitalização antes da pandemia, e isso ganhou mais fôlego. É claro que, em março, tomamos um grande susto e o mercado ficou paralisado por dois meses. No meio de maio, as coisas começaram a melhorar e toda a atividade que envolve os setores de construção civil e imobiliário está aquecido”, pontua.

Para garantir os resultados, a gestão apostou em uma boa comunicação, a começar pela própria equipe da Bel Lar. Contar com o entendimento da proposta pelos fornecedores e profissionais parceiros – arquitetos, decoradores, designers, entre outros – também foi fundamental.

“Os primeiros com quem deveríamos falar eram os nossos colaboradores. Eles é que estão na linha de frente e uma mudança de gestão, que sempre implica em adaptações, mudança de cultura, de paradigmas, gera incômodos. Mas parece que acertamos, nessa mudança de endereço não perdemos ninguém, todos acreditaram no projeto. Na outra ponta estão profissionais do setor que nos ajudam, que indicam nossos produtos e serviços. Era determinante que eles também acreditassem em nós. A Bel Lar é uma marca querida e não podíamos correr o risco de abalar essa credibilidade”, completa a diretora da Bel Lar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas