Belgo Arames investe R$ 20 milhões na fábrica de telas em Contagem

Até o primeiro trimestre de 2025, a Belgo Arames dobrará a capacidade de produção de cercamentos urbanos, que protegem áreas públicas e privadas, e da linha de gradis, específica para proteção de máquinas e equipamentos, da fábrica de telas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O investimento será de R$ 20 milhões.
O plano de expansão da companhia, considerada a maior produtora de arames de aço da América Latina, foi revelado com exclusividade ao Diário do Comércio.
O aporte programado está em curso e inclui a aquisição de um maquinário moderno, readequação do layout do galpão e ampliação da área de estocagem e do pátio da unidade. A previsão é que o quadro de colaboradores suba 15%, com a contratação de oito pessoas.
Único do gênero no Brasil, o conjunto de máquinas comprado do exterior está em fase de montagem, etapa prevista para ser concluída ainda em 2024, para que a Belgo dê início aos testes no começo do próximo ano e à operação propriamente dita até o mês de março.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com a nova maquinaria, a fabricante vai otimizar a produção, com a redução do consumo de energia elétrica em até 35%, e diminuir o volume de sucata gerada na operação. Além disso, conseguirá dar melhor acabamento para diversas aplicações e terá a possibilidade de desenvolver outros tipos de telas, de acordo com as necessidades dos clientes.
Crescimento de mercados estratégicos influencia decisão de investimento
O crescimento de dois mercados estratégicos que criam demanda por cercamentos foi crucial para a Belgo decidir investir na expansão produtiva da unidade em Contagem.
O primeiro deles trata-se da construção civil. Isso porque as construções de casas, supermercados, entre outras edificações, impactam na busca por telas de proteção.
Neste caso, os produtos da empresa concorrem com outros tipos de cercamentos, como muros de alvenaria, portões e grades feitas em serralherias e até mesmo vidros.
Conforme destacou à reportagem o diretor de Produtos Especiais e Exportação da Belgo Arames, Edson Takagi, existem diferenciais que tornam os gradis produzidos pela fabricante uma alternativa mais viável em comparação a essas outras proteções. Entre eles, estão: a praticidade da instalação, o custo-benefício e a estética agradável.
“O mercado vem crescendo nos últimos anos e temos um potencial de penetração do produto significativo”, afirma, citando isso como um dos pontos para a definição do aporte.
O segundo mercado que está em alta e foi fundamental para que a Belgo resolvesse apostar na ampliação da capacidade de produção da fábrica de cercamentos em Minas Gerais é o de empresas buscando adequar as operações às exigências da NR-12 – norma regulamentadora que dispõe sobre a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
“Se observar nas fábricas, há vários dispositivos, mas um dos mais importantes é o isolamento das áreas. Quando se fala de isolamento, remete a essas telas”, explica.
Expansão da produção é estratégica para a empresa
Aumentar a capacidade produtiva do portfólio de telas de Contagem também é estratégico para a Belgo Arames porque a empresa está em fase de expansão estratégica pelo Brasil com a franquia Belgo Cercas – a primeira especializada em cercamento no País.
Conforme Takagi, a companhia tem trabalhado cada vez mais em desenvolver soluções para os consumidores. Nesse sentido, a rede de franquias auxilia não só no projeto, mas na instalação dos cercamentos, contribuindo para que a fabricante ganhe ainda mais mercado.
Leia também: Belgo Cercas inaugura loja em Ipatinga, a segunda em Minas Gerais
Ouça a rádio de Minas