Belgo Bekaert entre as mais inclusivas
A Belgo Bekaert, maior produtora de arames de aço da América Latina, está entre as 72 empresas brasileiras com as melhores práticas em diversidade, equidade e inclusão, segundo a pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2022, realizada pelo Instituto Ethos com 169 companhias de diversos setores.
Dentre as categorias analisadas, a Belgo Bekaert se destaca em Inclusão de Pessoas com Deficiência e Promoção da Equidade de Gênero, com nota acima da média geral. Fruto de uma transformação cultural, liderada pela Gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, a empresa tem se tornado signatária de diversos movimentos sociais que reforçam essas práticas.
Em março deste ano, a Belgo Bekaert aderiu ao Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, o Movimento Mulher 360. No ano passado, também tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU; e da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Instituto Avon, ONU Mulheres e Fundação Dom Cabral. Como prática da promoção da equidade de gênero, a empresa tem o compromisso de elevar para 30% a contratação de mulheres até 2030. Atualmente, dos 3.495 empregados, 13,7% são mulheres. Um dos resultados desse movimento já é celebrado: a Belgo viu dobrar a presença feminina em cargos de liderança. Das 484 mulheres empregadas pela empresa em 2020, 7,9% eram líderes. Já em 2021, o número saltou para 14,4%.
Dentre as práticas para a inclusão de pessoas com deficiência, a empresa aderiu ao Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência e passou a integrar o Grupo Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência (REIS). Recentemente, também estabeleceu parceria com o site Oportunidades Especiais, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência às vagas abertas nas nove unidades no Brasil. O programa oferece consultorias especializadas e cursos gratuitos de Libras para a capacitação de todos os empregados. Promovendo ainda mais acessibilidade, seu site institucional (www.belgobekaert.com.br) e seus blogs de conteúdo contam com a Maya, assistente virtual tradutora de Libras, que segundo o Hand Talk, é um recurso oferecido por apenas 1% dos sites brasileiros.
“Sabemos que estamos em uma grande jornada, fazendo nossa parte para uma vida melhor para todos e todas”, afirma a Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Bekaert, Luciana Macedo.
Ouça a rádio de Minas