Rede Bella Capri inaugura segunda unidade em Uberlândia e projeta expansão em Minas Gerais
A rede de pizzarias Bella Capri irá inaugurar, no início de dezembro, a segunda unidade da marca em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e a terceira em Minas Gerais. Essa abertura de loja faz parte do plano de expansão da franqueadora paulista, que projeta 100 operações em todo Brasil até 2027, sendo até 25 franquias no Estado.
O restaurante de Uberlândia será inaugurado na avenida Av. Anselmo Alves dos Santos, nº 1.065, no bairro Santa Mônica. Além dessa unidade, que será aberta no dia 3 de dezembro deste ano, o diretor de expansão da Bella Capri, Guto Covizzi, relata que a empresa já está com uma terceira unidade negociada para a cidade, com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2026.
A nova loja opera no modelo agile, focado em processos enxutos, priorizando entregas ágeis e retiradas eficientes. A operação funcionará diariamente apenas para jantar, das 18h às 22h30.
O dirigente pontua que a rede está com negociações avançadas para uma possível operação em Uberaba, também na região do Triângulo Mineiro. Ele ainda destaca o forte interesse da marca de expandir sua atuação para o município, que apresenta um mercado atrativo para a franqueadora.
Dessa forma, o Triângulo Mineiro reunirá quatro das cinco lojas da Bella Capri em operação em Minas. Segundo Covizzi, esse foco inicial na região é motivado pelo potencial de consumo que cidades como Uberlândia apresentam. Ele destaca que o município possui uma grande renda per capita que, somada a uma forte cultura de consumo, tornam a cidade ideal para o modelo de negócio da empresa.
“Além disso, tem a proximidade com o estado de São Paulo, que seria como uma bonificação e que facilita a questão envolvendo a logística”, acrescenta.
De acordo com dados da Associação de Pizzarias Unidas Brasil (Apubra), o mercado mineiro de pizzarias encerrou 2024 com 3.172 estabelecimentos ativos, o equivalente a 8,6% das 36.568 das unidades em funcionamento no País. Esse número é 10,9% acima do registrado no ano anterior. Já Uberlândia, responde por 145 operações e 4,57% do total no Estado; enquanto Uberaba teve 72 unidades ativas, o equivalente a 2,27% do total.
Expansão para Belo Horizonte e demais regiões do Estado

A rede de franquias também possui um restaurante em Poços de Caldas, na região Sul de Minas, e projeta uma futura expansão para Belo Horizonte e cidades da região metropolitana. O diretor de expansão da empresa destaca o potencial de mercado e o público consumidor da capital mineira. Ele avalia que a cidade tem capacidade para abrigar de dez a 15 operações da marca nos próximos anos.
“Futuramente temos planos de inaugurar franquias em Belo Horizonte, porém, neste momento estamos fortalecendo as regiões onde já atuamos para poder chegar com força na Capital”, explica.
Outras grandes cidades do interior do Estado, como Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, também estão no radar da rede de pizzarias Bella Capri. A primeira já está em fase de negociações. Entre os municípios da Grande BH, Covizzi destaca as cidades de Contagem e Betim como potenciais mercados para a franqueadora.
Modelo de negócio da Bella Capri
Atualmente, a empresa possui cerca de 50 restaurantes em operação em todo Brasil, sendo dois no Estado, além de mais de 60 franquias comercializadas. Apesar do número reduzido de unidades, o dirigente garante que as lojas mineiras têm apresentado bons resultados se comparadas com as operações de outros estados. “Isso não só me tranquiliza, como também, me inspira a dar continuidade ao crescimento nesse mercado”, declara.
O dirigente explica que cidades com mais de 100 mil habitantes são as mais adequadas para receber uma operação da marca. No entanto, ele reforça a relevância do poder e cultura de consumo desses municípios no momento de mapear uma nova localidade. “Para mim, cultura de consumo envolve hábitos de um consumidor que aprendeu a importância de ser bem servido, e que o serviço corresponda ao valor do produto que ele está consumindo”, diz.
Quanto ao perfil de franqueado ideal, o dirigente relata que existem dois tipos muito comuns no mercado, interessados em fazer parte da rede. O primeiro seria o empreendedor, que lidera as operações no balcão e prospecta novos clientes e se relaciona com os consumidores.
Ele esclarece que não é necessário ter uma vasta experiência no ramo para operar uma pizzaria da rede, já que a empresa possui um centro de formação de franqueados preparado para auxiliar os potenciais parceiros. Para Covizzi, o mais importante é como o empreendedor poderá agregar ao negócio.
“O franqueado vai participar de uma escola onde ele vai conhecer todos os processos, desde como pagar uma conta até como fazer uma pizza. Não precisa de nenhuma experiência, basta ter sangue nas veias e encantar o nosso cliente”, afirma.

O especialista aconselha que os interessados em ingressar nesse mercado façam uma pesquisa a respeito das franqueadoras e que conversem com essas empresas e com outros franqueados para obter mais informações. No caso da Bella Capri, a marca oferece três modelos de franquias. Vale ressaltar que o valor do investimento necessário para abrir uma unidade da rede não contempla capital de giro.
Um dos modelos da rede é o agile, lojas com quatro funcionários, em média, voltada para o segmento de delivery e retirada. O investimento inicial necessário para abrir uma unidade é a partir de R$ 299 mil, taxa de franquia de R$ 50 mil, além de 4,5% de royalties e 1,5% de taxa de publicidade. O faturamento dessas operações é a partir de R$ 98 mil, com lucro médio mensal de 15% a 20% e prazo de retorno do investimento em 24 meses.
O mini-tradizione, com média de 11 funcionários, está focada no consumo local, além do delivery e da retirada na loja. O investimento total é a partir de R$ 789 mil, com R$ 75 mil de taxa de franquia, 4% de royalties e 1,5% de taxa de publicidade. O faturamento médio da loja é de R$ 250 mil, com lucro de 15% a 20% ao mês e payback de 36 meses.
Já o modelo tradizione, com operações com 13 ou mais funcionários, voltado para o consumo local, delivery e retirada na loja, possui investimento inicial a partir de R$ 1,043 milhão, com R$ 85 mil de taxa de franquia, 4% de royalties e 1,5% de taxa de publicidade. O faturamento desses restaurantes é a partir de R$ 350 mil, com lucro médio mensal variando entre 15% e 20%, enquanto o prazo médio de retorno do investimento é de 36 meses.
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