Belo Horizonte sedia eventos importantes para o Terceiro Setor

Amanhã (24), Belo Horizonte sediará dois notáveis eventos centrados na filantropia e no investimento social. Ligados ao Terceiro Setor, ambos acontecem no Centro de Convenções CDL, na capital mineira.
A partir das 13h, o Fórum para o Desenvolvimento do Investimento Social de Belo Horizonte contará com um seminário de acesso gratuito que terá a presença de proeminentes palestrantes do Terceiro Setor, oferecendo conhecimentos inovadores para o financiamento de organizações sociais e compartilhando histórias inspiradoras sobre o tema. No encerramento das discussões, às 18h, serão anunciados os vencedores do renomado Prêmio VOL 2023, que celebra as mais notáveis iniciativas de gestão de grupos de voluntários em todo o Brasil e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Ao longo da tarde, o fórum contará com a presença de Adriano Boscatte, da Fundação Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), junto com o empreendedor social Guata Pousas, da Associação Nossa Cidade, além do consultor e CEO do VOL, Roberto Ravagnani, um dos principais especialistas em voluntariado na América Latina e criador do Prêmio VOL.
A agenda, que abrange palestras, mesas-redondas e atividades interativas, abordará uma ampla gama de temas, como a importância dos fundos de investimento na viabilização de projetos sociais e a experiência do Fundo Brumadinho, criado para financiar as ações de recuperação da cidade e gerenciado pelos próprios residentes. A mesa-redonda sobre ESG (sigla para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa, em inglês) também discutirá o impacto das iniciativas socioambientais para uma economia mais solidária.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
É esperada a presença de representantes de organizações sociais, institutos, empresas e especialistas nacionais e internacionais, incluindo a ONG moçambicana Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Murrupula (Ajudemu).
“Nosso objetivo é fortalecer a filantropia, o voluntariado e a responsabilidade social no Brasil”, afirmou Roberto Ravagnani, criador do prêmio VOL.
Além das apresentações, o público poderá desfrutar de uma performance musical da Banda Sinfônica Comunitária, durante o intervalo do café.
Prêmio
À noite, durante a cerimônia do Prêmio VOL, serão anunciadas as práticas mais destacadas de gestão de voluntariado, com homenagens a organizações da sociedade civil, empresas, universidades, indivíduos e reportagens que se destacaram nessa área.
O setor filantrópico promove a coesão, o enfrentamento de obstáculos e o esforço conjunto, incorporando os princípios que advoga. Estes eventos ilustram a capacidade de unir forças mobilizadoras para estabelecer uma comemoração marcante nesse setor, possibilitando a troca de conhecimentos, networking e também momentos de descontração.
A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à Fundação CDL BH.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas