Belo Horizonte terá feira temática sobre Carnaval

De olho no impulso econômico que o Carnaval de Minas Gerais obteve este ano, tanto como potência cultural quanto turística, o governo de Minas Gerais realizará uma feira temática sobre a folia na segunda edição da Travel Next Minas, evento que acontecerá em Belo Horizonte, no Expominas, nos dias 16 e 17 de agosto. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (4) pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, em Goiânia, durante a abertura da Expo Turismo Goiás.
“O maior passo, o mais efetivo, coordenado e inteligente para o posicionamento do nosso Carnaval será nesta feira para vender o produto turístico carnaval. Blocos e escolas de samba nos procuraram, fizemos uma reunião. Há uma aproximação deles com o Estado, eles pedem que o Estado assuma o Carnaval como uma política de Estado, que tenha fomento, capacitação e formação no que se refere ao empreendedorismo criativo”, destacou o secretário, que também adiantou que, na fase de pré-produção do Carnaval, serão investidos, pelo menos, R$ 4 milhões.
A área temática do Carnaval de Minas Gerais na Travel Next Minas ficará em um espaço chamado “Meu negócio é Carnaval”, que, por sua vez, será uma espécie de feira dentro de outra. “É como se fossem duas feiras que se conectam. Para entrar na Travel Next, você terá que passar pelo Carnaval. Será muito interessante”, projetou Oliveira. Também haverá um local reservado para programações culturais. A expectativa é que a Travel Next Minas receba mais de cinco mil profissionais de turismo de todo o País.
A partir do modelo transversal de políticas públicas adotado pelo Governo de Minas, a Secretaria de Estado Comunicação Social, que atua em parceria com a Secult para atrair grandes eventos para o estado. A secretária-adjunta de Estado de Comunicação Social, Bárbara Botega, explicou que, além do edital destinado à pré-produção, haverá ainda outro chamamento, de R$ 2 milhões, voltado à inovação tecnológica na sonorização.
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“As avenidas sonorizadas em Belo Horizonte, no Carnaval deste ano, foram um sucesso. Queremos expandir essa ação, mas entendemos que cada bloco possui uma identidade própria na forma como apresenta sua música. Com esse chamamento, queremos incentivar projetos que tragam inovações para repercutir melhor o som dos artistas, que possibilitem uma experiência de carnaval mais confortável para os foliões, a partir do que o próprio bloco entende que faz sentido para seu Carnaval”, explicou ela.
Em 2024, o Carnaval gerou um fluxo turístico de 12 milhões de pessoas em todo o estado – 6,5 milhões no interior e 5,5 milhões em Belo Horizonte. A folia movimentou cerca de R$ 4,7 bilhões de reais na economia. Ao realizar um Carnaval histórico, Minas foi o terceiro estado do país a receber a maior quantidade de visitantes estrangeiros durante a festa: mais de 30 mil turistas internacionais viveram a festa no estado, movimentando R$ 124,5 milhões na economia mineira, segundo levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Minas em Goiás
Na capital goiana, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Grupo Ânima e o Sebrae Minas, e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), participou da 4ª edição da Expo Turismo Goiás com um estande próprio. O objetivo foi atrair investimentos, posicionar o Destino Minas como um dos mais ricos e diversos do país, apresentar novidades sobre o Carnaval da Liberdade 2025 e a campanha turística Inverno em Minas, ressaltar a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Mundial da Unesco e a importância da plataforma Invest Minas Tur, além de realizar ações que integram o programa “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”.
“A Cozinha Mineira tem sido muito importante para colocar Minas Gerais na liderança do turismo nacional. São várias as ações em todo o território nacional que levam para esse sucesso, e nesse sucesso estão o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus Simões. Eles compreendem de uma forma muito ampla o turismo e a potência dessa indústria como geradora de emprego e renda”, finalizou Oliveira.
Protagonismo da Cozinha Mineira
Ao destacar o potencial da Cozinha Mineira, com experiências de degustação com chefs mineiras, o Governo do Estado leva os sabores, aromas e o conhecimento culinário para além das montanhas de Minas. O público terá acesso à tradicional mesa posta, com produtos como café, queijos, pães de queijo, azeite e doces, uma pequena mostra da alma e diversidade de Minas, um espaço de prosa e comida gostosa.
Ontem (4) os participantes puderam acompanhar a Cozinha Viva com a chef Carol Fadel, que preparou uma moela à milanesa com aioli de limão capeta, e com a chef Maria Clara Magalhães, que fez um tartare de carne de sol com chips de jiló e bernaise de manteiga de garrafa. Já na sexta (5), a aula aberta de Maria Clara Magalhães mostrará o preparo de um copa lombo prensado com confit de mandioca e molho de melado e limão. Carol Fadel fará uma manjubinha frita com molho tártaro e um picles de quiabo. A escolha das chefs busca reconhecer a influência e a relevância das mulheres na formação da culinária mineira.
O Centro de Convenções Goiânia também teve um dos aromas mais gostosos de Minas, o cheirinho de pão de queijo quente que era servido a todo instante. Parte fundamental da culinária do Estado, a iguaria foi representada pela A Pão de Queijaria. No estande de Minas também houve degustação de vinhos. Com o crescimento da produção em solo mineiro, o estado entrou na rota do enoturismo, fomentando o setor turístico, principalmente no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira.
O diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln de Farias, salientou a importância da participação do governo em eventos de grande porte como a Expo Turismo Goiás: “Fomentar iniciativas de promoção do Estado e suas riquezas históricas, culturais, naturais e sua deliciosa gastronomia é promover também a atração de novos negócios, turistas, movimentação da economia, o que, consequentemente, gera novos postos de trabalho e oportunidades de emprego e renda para os mineiros”, observou.
Invest Minas Tur
Durante o evento, também foi apresentada a Invest Minas Tur, ferramenta digital que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais aos investidores e possíveis interessados no setor. Ela funciona como uma vitrine, com a chancela do Estado, na qual proprietários de imóveis e gestores municipais podem cadastrar seus atrativos e, assim, ampliar as chances de viabilização de empreendimentos turísticos. A Invest Minas Tur atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.
Para o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, “a intenção é que este seja um projeto-piloto para que possamos fazer o mesmo com outros setores da economia e, assim, promover o desenvolvimento de uma forma ampla e dinâmica”, avaliou Braga.
*o repórter viajou a Goiânia (GO) a convite da Secult
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