Belo Horizonte inspira tipografia premiada no exterior

Recém-formado pela Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o designer Fabrício Luiz, de 24 anos, foi agraciado com uma das mais prestigiadas premiações internacionais da área, o iF Design Student Award 2025. O Alfabeto Libergráfico é fruto de seu trabalho de conclusão de curso, em 2023, e se baseou na arquitetura dos equipamentos culturais do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, para criar um alfabeto estilizado. Com olhar artístico, Fabrício Luiz abstraiu de elementos dos prédios as letras usadas no português, em uma tipografia retrô e sofisticada.
O jovem profissional foi um dos selecionados entre milhares de inscritos de diversos países. Agora, ele abriu “vaquinha virtual” para patrocinar sua ida à Europa, onde receberá a premiação. Com o título “Uma expedição tipográfica pelo Circuito Liberdade em busca de letras arquitetadas”, o projeto explorou oito prédios na região central da capital mineira, à procura de letras em lugares pouco convencionais. O resultado é um material impresso que, além de compor um pôster com as 26 letras do alfabeto, também se transforma em um guia para a expedição, incentivando outras pessoas a explorarem a cidade com um novo olhar.
O Alfabeto Libergráfico começou a ser desenvolvido a partir das andanças de Fabrício Luiz durante a graduação, pelo entorno da Uemg, localizada na Praça da Liberdade, na região central de Belo Horizonte. Nesse território, diversos espaços culturais estão integrados ao Circuito Liberdade, incluindo a própria universidade. O material final foi colhido no Palácio da Liberdade, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), Academia Mineira de Letras, Arquivo Público Mineiro, Museu Mineiro, Centro de Arte Popular, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas